"De 'caboclo' a índio": como a historiografia do Brasil abordou os povos indígenas no Nordeste durante o século XX
Resumo
Este trabalho busca discutir como a historiografia do Brasil abordou os povos indígenas no Nordeste durante o século XX, principalmente sob as influências dos autores Caio Prado Jr., Carlos Estevão, Estevão Pinto, Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro; analisando criticamente a influência da historiografia marxista no Brasil referente à temática indígena; e as contribuições ocorridas durante a década de 1980, através de História vista de baixo, evidenciando a produção de John Manuel Monteiro; e as contribuições durante a década de 1990, citando a produção dos pesquisadores João Pacheco de Oliveira e Edson Silva.
Downloads
Copyright (c) 2020 Thyara Freitas Alcantara

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.