Uma proposta didática para aulas remotas: microaprendizagem no ensino de física
Resumo
O presente artigo relata uma proposta didática por meio da aplicação da metodologia microaprendizagem no ensino de física. A experiência procurou verificar a viabilidade da citada metodologia no contexto de aulas remotas devido à pandemia da COVID-19. A proposta didática foi realizada durante uma semana na disciplina de física acerca do tema pressão hidrostática com um grupo de alunos da segunda série do ensino médio de um instituto federal do estado do Rio de Janeiro. Durante o desenvolvimento da proposta didática, os alunos realizaram diferentes tipos de atividades, com a utilização do smartphone. As atividades foram analisadas a fim de verificar a aprendizagem dos conteúdos e também a análise dos alunos sobre as vantagens e desvantagens da metodologia. Após as análises os resultados alcançados mostraram que houve indícios de aprendizado dos conteúdos pelos estudantes e que a metodologia se mostrou promissora para o desenvolvimento de aulas remotas, no que se refere à flexibilidade de tempo e dinamicidade dos conteúdos. Desse modo, este estudo incentiva o emprego da metodologia microaprendizagem nas demais disciplinas em atividades remotas.
Downloads
Copyright (c) 2020 Cassiana Barreto Hygino Machado, Valéria de Souza Marcelino

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.