Uma proposta didática para aulas remotas: microaprendizagem no ensino de física

Palavras-chave: Microaprendizagem, Ensino de física, Aulas remotas

Resumo

O presente artigo relata uma proposta didática por meio da aplicação da metodologia microaprendizagem no ensino de física.  A experiência procurou verificar a viabilidade da citada metodologia no contexto de aulas remotas devido à pandemia da COVID-19. A proposta didática foi realizada durante uma semana na disciplina de física acerca do tema pressão hidrostática com um grupo de alunos da segunda série do ensino médio de um instituto federal do estado do Rio de Janeiro. Durante o desenvolvimento da proposta didática, os alunos realizaram diferentes tipos de atividades, com a utilização do smartphone. As atividades foram analisadas a fim de verificar a aprendizagem dos conteúdos e também a análise dos alunos sobre as vantagens e desvantagens da metodologia. Após as análises os resultados alcançados mostraram que houve indícios de aprendizado dos conteúdos pelos estudantes e que a metodologia se mostrou promissora para o desenvolvimento de aulas remotas, no que se refere à flexibilidade de tempo e dinamicidade dos conteúdos. Desse modo, este estudo incentiva o emprego da metodologia microaprendizagem nas demais disciplinas em atividades remotas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiana Barreto Hygino Machado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), RJ, Brasil

Doutora em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) | Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) | Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8140578621545833  

Valéria de Souza Marcelino, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), RJ, Brasil

Doutora em Ciências Naturais com ênfase em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) | Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) | Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil | Lattes IDhttp://lattes.cnpq.br/7744791759517135

Publicado
2020-12-01
Como Citar
Machado, C. B. H., & Marcelino, V. de S. (2020). Uma proposta didática para aulas remotas: microaprendizagem no ensino de física. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 187-202. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/76
Seção
Artigos