Percepção pública sobre ciência e tecnologia nas escolas de ensino público e privado do município de Divinópolis – MG

Palavras-chave: Ciência e Tecnologia (C&T), Percepção pública, Escolas públicas e privadas

Resumo

O desenvolvimento de um país está interligado à produção de ciência própria, investimentos na educação e na popularização da Ciência e Tecnologia (C&T). Para promover tal popularização é necessário estudar as percepções da sociedade por meio de indicadores sobre a interação entre Ciência e Sociedade. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo feita com a aplicação de um questionário a 581 alunos de escolas públicas e privadas de Divinópolis - MG. O questionário incluiu questões relativas à ideia que os estudantes possuem sobre C&T, processos de comunicação social da Ciência e participação dos cidadãos em questões de C&T. Os resultados demonstraram que os estudantes de escolas privadas apresentaram uma melhor percepção da C&T e que souberam citar mais pesquisadores e institutos de pesquisa no Brasil. Os indicadores levantados poderão ser utilizados em políticas públicas para promover a popularização da C&T nas escolas de Divinópolis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helon Guimarães Cordeiro, Universidade Estadual de Campinas, SP, Brasil

Doutorando em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP) | Campinas, SP, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1323219983541829

Gustavo Gontijo Dias, Universidade Estadual de Minas Gerais, MG, Brasil

Graduado em Bioquímica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-MG) / Graduando em Psicologia Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) | Divinópolis, MG, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8226546422650529

Flávia Cristina Policarpo Tonelli, Colégio INTEGRAL de Divinópolis, MG, Brasil

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ-MG)| Professora de Inglês do Colégio INTEGRAL de Divinópolis | Divinópolis, MG, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1828524663613230

Paulo Chaves de Rezende Martins, Universidade de Brasília (UnB), DF, Brasil

Doutor em Mécanique Des Sols Et Structures pela Ecole Centrale Paris| Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB)| Brasília, DF, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4359423602397506

Paulo Afonso Granjeiro, Universidade Federal de São João del Rei, MG, Brasil

Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP) | Professor Adjunto do Campus Centro Oeste Dona Lindu da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ-MG) | Divinópolis, MG, Brasil | Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/3487127981793274

Publicado
2020-11-21
Como Citar
Cordeiro, H. G., Dias, G. G., Tonelli, F. C. P., Martins, P. C. de R., & Granjeiro, P. A. (2020). Percepção pública sobre ciência e tecnologia nas escolas de ensino público e privado do município de Divinópolis – MG. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 169-186. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/72
Seção
Artigos