Organografia vegetal em livros didáticos do Ensino Médio: um estudo de caso

Palavras-chave: Ensino de botânica, Ensino de ciências, Material didático

Resumo

Livros didáticos (LDs) são instrumentos imprescindíveis e potencialmente determinantes no aprendizado. Aqui, visamos avaliar parâmetros de qualidade nos livros didáticos quanto à organografia vegetal. LDs de instituições que oferecem curso de Ensino Médio no estado do Rio de Janeiro foram escolhidos e analisados quanto à moda e mediana em conformidade com parâmetros de qualidade pré-definidos. Os LDs apresentaram diferenças qualitativas nos parâmetros analisados e disparidades significativas nos cálculos finais, evidenciando que o material didático não pode ser utilizado como única fonte de informações para as aulas do ensino básico. A intervenção do professor para mediar e orientar o uso do LD é essencial para o melhor aproveitamento deste recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrews Vinicius Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), RJ, Brasil

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Botânica), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) / Museu Nacional | Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1231766233136859  

Amanda Cunha Coração, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) | Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8250524014929786

Igor Musauer Kessous, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), RJ, Brasil

Doutor em Botânica pelo Museu Nacional, UFRJ | Museu Nacional da UFRJ | Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8571025839169406

Denise Espellet Klein, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ, Brasil

Doutora em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense | Professora associada da UNIRIO | Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8643873445852603

Ana Cristina Andrade Aguiar-Dias, Universidade do Federal do Pará, PA, Brasil

Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | Professora Associada I da Universidade Federal do Pará, museu Paraense Emílio Goeldi | Belém, PA, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7769575415241225

Publicado
2020-11-20
Como Citar
Silva, A. V., Coração, A. C., Kessous, I. M., Klein, D. E., & Aguiar-Dias, A. C. A. (2020). Organografia vegetal em livros didáticos do Ensino Médio: um estudo de caso. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 156-168. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/71
Seção
Artigos