A integração da Educação Ambiental no processo de construção de si: experiências na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes
Resumo
Integrar a Educação Ambiental (EA) nos currículos da Educação Básica se traduz em uma tarefa complexa, porém necessária tanto para a construção de si, quanto para o reconhecimento da importância deste tema transversal para as vivências e experiências neste planeta. Mas de que EA estamos falando? Como este tema transversal pode perpassar o currículo do Ensino Médio de modo interdisciplinar, coletivo e sistêmico? Foram estes questionamentos que nos levaram a buscar alcançar o objetivo de desvelar os horizontes da EA a partir de projetos interdisciplinares, coletivos e sistêmicos, realizados na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino, Santa Catarina, com base em oito Princípios da Ambientalização Curricular elaborados por Mota (2020): Sensibilização estético-ambiental; Complexidade bioecossistêmica; Globalização e Pertencimento ao lugar; Sustentabilidade; Justiça socioambiental; Mudanças do clima; Pensamento crítico-reflexivo; e Ética ecocidadã. O público-alvo foram estudantes do primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio junto à equipe profissional da escola. Ao final, constatamos que há uma diversidade de concepções acerca da Educação Ambiental que pode ser trabalhada nos currículos do Ensino Médio e que os projetos são uma das melhores estratégias para uma aprendizagem significativa, capaz de potencializar o ser humano na sua integridade.
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