Sociologia Pública e o ensino de sociologia: reflexões sobre o contexto pós-reforma do Ensino Médio
Resumo
O artigo tem por objetivo compreender a reforma do ensino médio e suas implicações na estrutura curricular, após a promulgação da Lei 13.415/2017. O estudo consiste em uma investigação exploratória, baseada na pesquisa bibliográfica e documental sobre a legislação decorrente da reforma do Ensino Médio no Brasil. A partir de uma breve análise histórica sobre os conflitos e disputas que marcaram a presença da sociologia no currículo escolar busca-se situar o ensino da sociologia após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei 9394/1996. O artigo reflete sobre os desafios atuais sobre o ensino de sociologia, a partir da categoria de sociologia pública, formulada pelo sociólogo estadunidense Michael Burawoy. Os resultados da pesquisa evidenciam um cenário de fragmentação e diminuição do ensino de sociologia no currículo, após a reforma do Ensino Médio, que se articula ao projeto neoliberal dominante na educação brasileira, num cenário ainda inconcluso de implementação do novo Ensino Médio.
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Copyright (c) 2020 Rodrigo da Costa Lima

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