Para escolas indígenas, professoras/es indígenas: sujeitos, espaços e saberes nas trajetórias de formação das/os professoras/es Truká

Palavras-chave: Formação de professoras/es indígenas, Educação escolar indígena, Saberes docentes.

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar algumas trajetórias de formação de professoras/es indígenas no Brasil e em Pernambuco, especificamente, no contexto Truká. Nestas trajetórias, a dinâmica formativa das/os professores/as indígenas, tanto no âmbito nacional, como no contexto Truká, tem sido realizada na articulação com vários sujeitos, saberes e em diferentes espaços. Metodologicamente, realizamos uma revisão de literatura e de documentos, abordando de modo descritivo e analítico as referências correlatas à temática. Concluímos que a formação de professoras/as indígenas e, em especial, das/dos professoras/es indígenas Truká, envolve uma rede de sujeitos e saberes que se articulam numa perspectiva intercultural. Entretanto, apesar dessas dinâmicas formativas forjadas pelas/os professoras/es indígenas Truká serem estratégicas, a política de formação docente que é implementada tanto em âmbito nacional como estadual ainda carece de mudanças significativas para que possa atender, efetivamente, às demandas desse amplo e diverso segmento docente indígena.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucimar Maria Mendes, Escola estadual indígena Capitão Dena, PE, Brasil

Especialista em Culturas e História dos povos indígenas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/Campus Agreste | Professora de História na Escola estadual indígena Capitão Dena | Cabrobó, PE, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3939958025124277

Patricia Fortes de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), linha de pesquisa em Teoria e História da Educação | Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE/PE) | Recife, PE, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1475004692244374

Publicado
2020-08-04
Como Citar
Mendes, L. M., & Almeida, P. (2020). Para escolas indígenas, professoras/es indígenas: sujeitos, espaços e saberes nas trajetórias de formação das/os professoras/es Truká. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 106-119. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/62
Seção
Artigos