Filosofia no Ensino Médio: a integração escola-universidade e o uso de cadeias exemplificativas para acessibilizar a linguagem filosófica

Palavras-chave: Filosofia, Ensino Médio, Metodologias de ensino, Base Nacional Comum Curricular, Kant

Resumo

Este trabalho aborda, de forma descritiva e analítica, a propositura de duas metodologias de ensino para a Filosofia no Ensino Médio a partir do estudo da Ética de Immanuel Kant. Em seu plano principal, a pesquisa parte do estudo bibliográfico para a produção de práticas de ensino voltadas às obras clássicas de Filosofia. Por meio da criticidade de um aluno do Ensino Médio, o trabalho se inicia com uma retrospectiva das mudanças legais na organização curricular da disciplina de Filosofia na Educação Básica brasileira. Após enunciações de uma legislação meandrosa e de uma cultura do desapreço, abre-se espaço para uma compreensão secundarista da ética kantiana. Conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, a moralidade em Immanuel Kant serve como contexto para a concepção de duas metodologias de ensino a serem aplicadas no ambiente do Ensino Médio. Busca-se, então, demonstrar a capacidade de transmissão de temas filosóficos complexos através de uma linguagem acessível ao público juvenil tanto pelo diálogo com produções universitárias como pelo uso de cadeias exemplificativas. Perante um direcionamento à docência filosófica, o trabalho reflete acerca da necessidade de um ativismo educacional em nome do pensamento autônomo dos estudantes brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho, Colégio Militar de Brasília, DF, Brasil

Estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Brasília  | Colégio Militar de Brasília | Brasília, DF, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5397675095371243

Adriano Bittencourt Andrade, Colégio Militar de Brasília, DF, Brasil

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutor em Geografia pela Universidade de Brasília | Professor Federal do Colégio Militar de Brasília | Brasília, DF, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6118496075840489

Publicado
2020-08-13
Como Citar
Goyanna Filho, E. V., & Andrade, A. B. (2020). Filosofia no Ensino Médio: a integração escola-universidade e o uso de cadeias exemplificativas para acessibilizar a linguagem filosófica. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 120-130. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/58
Seção
Artigos