Ações de Educação Ambiental em um Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio

Palavras-chave: Formação técnica, Questões ambientais, Contextualização, Autonomia, Reflexão

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de práticas pedagógicas de educação ambiental crítica, desenvolvidas com alunos do 1º e 2º anos do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição federal de ensino no ano de 2019, com o objetivo de proporcionar aos discentes a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a temáticas ambientais locais e globais. São descritas seis ações que ocorreram como parte do conteúdo programático do componente curricular Educação Ambiental na turma do 1º ano, e Projeto Integrador na turma do 2º ano; ambos com carga horária semanal de duas aulas. Os temas geradores dessas ações foram: água, resíduos sólidos, terrários, desmatamento na Amazônia, relação com idosos e atividades recreativas com crianças. Para cada tema foram utilizadas metodologias diferenciadas, com abordagem ampla e participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento, resgatando os seus conhecimentos prévios e considerando a articulação entre teoria e prática, bem como autonomia e pensamento crítico. Os resultados obtidos com as diferentes ações foram muito positivos para a formação dos alunos, podendo-se observar a mudança nos valores e atitudes, além da preocupação com as causas e consequências dos problemas ambientais, estimulados a contribuir de forma individual e coletiva para resolvê-los.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gloria Cristina Marques Coelho-Miyazawa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, São Roque, Brasil

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul | Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Roque | São Roque, SP, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1676527740928158

Aline Steckelberg Cardozo, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestre em Ciências da Motricidade, UNESP/Rio Claro | Docente, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto | Ribeirão Preto, SP, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6434387662140202

Referências

BANDEIRA, M. Belo e belo. São Paulo: Global, 2014.

BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 02 set. 1981.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

BRASIL. Resolução CNE nº 02, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 jun. 2012.

BRASIL. Ministério de Educação. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. 3ª edição. Brasília, DF: MEC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Ensino médio. Brasília, DF: MEC, 2018.

GONZÁLEZ, F. J; FRAGA, A. B. Caderno do professor: Educação Física. In: RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular Lições do Rio Grande: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Artes e Educação Física. Porto Alegre: Secretaria da Educação, 2009.

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 2. ed. Campinas: Papirus, 2005.

GUIMARÃES, S. S. M.; INFORSATO, E. C. A percepção do professor de Biologia e a sua formação: a educação ambiental em questão. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 737-754, 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Projeto político pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. São Roque: IFSP, 2017.

NARCIZO, K. R. S. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 22, p. 86-94, 2009.

NOVICKI, V. A.; PASSOS, S. R. M. M. S. Técnico em Meio Ambiente e Educação Ambiental: Campus Pinheiral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 17, n. 2, p. 103-116, 2012.

PALÁCIOS, C. M.; DAL’ FARRA, R. A.; GELLER, M. Concepções sistêmicas na educação ambiental: uma experiência com alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 211-229, 2011.

Publicado
2020-09-01
Como Citar
Coelho-Miyazawa, G. C. M., & Cardozo, A. S. (2020). Ações de Educação Ambiental em um Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 32-48. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/55
Seção
Artigos - dossiê temático: ações de educação ambiental no Ensino Médio (2020)