Informática e resíduos eletrônicos: conexões por meio da educação ambiental no Ensino Médio

Palavras-chave: Informática, Resíduo eletrônico, Educação ambiental

Resumo

O setor de informática está relacionado a diferentes impactos ambientais negativos ao longo da sua cadeia produtiva, dentre os quais as poluições químicas no solo, na água e no ar por metais pesados e outras substâncias tóxicas com prejuízos à saúde e qualidade ambiental em função da destinação e disposição final inadequada dos resíduos eletrônicos. Considerando a educação ambiental formal, as instituições podem ter um papel relevante na execução de projetos voltados para o tema dos resíduos eletrônicos, principalmente quando se parte do pressuposto de que as novas gerações possuem contato assíduo com equipamentos eletroeletrônicos no cotidiano. Nesse contexto, foi desenvolvido um projeto de educação ambiental com foco na destinação ambientalmente adequada dos resíduos eletrônicos no curso técnico de nível médio em informática na forma integrada presencial no Campus Ipanguaçu do IFRN junto à turma do 1º ano em 2019, constituindo o objeto de análise do artigo. A pesquisa-ação foi adotada como fundamentação metodológica, a partir da compreensão indissociável entre teoria-prática com vistas à transformação social, sendo operacionalizada em cinco etapas. O projeto foi executado em setes encontros, contando com atividades diversificadas e adaptadas às características dos sujeitos participantes. Mediante o monitoramento e a avaliação, considera-se que o projeto conseguiu alcançar seu objetivo geral. O tema dos resíduos eletrônicos estimulou a construção de novos conhecimentos, valores e atitudes. Há a perspectiva de ampliação do projeto junto as demais turmas do curso, incluindo a realização de novas atividades e recolhimento de uma quantidade e variedade mais expressiva de resíduos eletrônicos.

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Biografia do Autor

Ana Lidja Silva do Ó, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, RN, Brasil

Técnica em Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) | IFRN | Ipanguaçu, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1256053011125310

Andrey Luna Saboia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, RN, Brasil

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará | Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN | Ipanguaçu, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7044248933709116

Samuray do Nascimento Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, RN, Brasil

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte | Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN | Ipanguaçu, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4266394392935005

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Publicado
2020-09-01
Como Citar
do Ó, A. L. S., Saboia, A. L., & Fernandes, S. do N. (2020). Informática e resíduos eletrônicos: conexões por meio da educação ambiental no Ensino Médio. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 18-31. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/50
Seção
Artigos - dossiê temático: ações de educação ambiental no Ensino Médio (2020)