Investigação de habilidades matemáticas de estudantes da educação técnica na região metropolitana de Maceió - Brasil

Palavras-chave: Habilidades Matemáticas. Educação técnica. Desenvolvimento cognitivo.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo comparar, analisar e investigar o desempenho intelectivo do nível das habilidades matemáticas e o desenvolvimento cognitivo de estudantes do ensino técnico na região metropolitana de Maceió. Metodologicamente, foram selecionados 117 estudantes de cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas para a realização da pesquisa.  A proposta do estudo fundamenta-se em testar a hipótese que o nível de desenvolvimento das habilidades matemáticas induz os estudantes do ensino técnico a compreender e resolver os problemas em cujas soluções seja preciso empregar o raciocínio e a criatividade. Os efeitos da pesquisa comprovam que os estudantes do ensino técnico obtiveram resultados similares em relação às habilidades matemáticas, nos níveis verbal, numérico e espacial.  Diante disto, espera-se que outras pesquisas possam ser registradas no intuito de confirmar a importância das habilidades matemáticas para o desenvolvimento cognitivo de estudantes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), AL, Brasil

Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC (revalidação MEC/UFAL) | Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) | Alagoas, AL, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3143006785845985

Janaine Ferreira dos Santos,  Universidade Federal de Alagoas – UFAL, AL, Brasil

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Alagoas – UFAL | Membro do grupo de pesquisa GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins | Alagoas, AL, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6063384129323471

Mateus Batista Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), AL, Brasil

Estudante do curso técnico subsequente de Informática para Internet do IFAL - Campus Rio Largo | Membro do grupo de pesquisa GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins | Alagoas, AL, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0923443155366232

Ancelmo Cerqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), AL, Brasil

Estudante do curso técnico subsequente de Informática para Internet do IFAL - Campus Rio Largo | Membro do grupo de pesquisa GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins | Alagoas, AL, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0254358133785585

Adson Junior Carvalho da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), AL, Brasil

Estudante do curso técnico subsequente de Informática para Internet do IFAL - Campus Rio Largo | Membro do grupo de pesquisa GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins | Alagoas, AL, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6020392722909133

Publicado
2020-07-15
Como Citar
Pontes, E. A. S., Santos, J. F. dos, Ferreira, M. B., Cerqueira, A., & Silva, A. J. C. da. (2020). Investigação de habilidades matemáticas de estudantes da educação técnica na região metropolitana de Maceió - Brasil. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 83-92. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/42
Seção
Artigos