O contexto das transformações nas cidades: o caso do Paço Alfândega, reforma do Pilar e Porto do Recife no século XXI

  • Suzane Cleia de Santana Chaves Centro de Profissionalização e Educação de Pernambuco
  • Fillip Grimily Pereira Farias Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Dinâmica. Territorialidade. Categorias.

Resumo

O espaço urbano possui uma característica muito peculiar, uma alteração resiliente onde as transformações se alternam em uma dinâmica espacial, as modificações ocorridas no espaço tempo. Com origem antrópica e natural convergindo em novas técnicas e tecnologias. Algumas cidades tem um retrato intrínseco com relação a essas transformações, dentro as categorias de análise no continente latino americano, a cidade do Recife tem uma luminosidade natural, gerados por fatores físicos e sociais. Esse trabalho é um recorte da transformação territorial recifense com uma perspectiva atual. Mas utilizando a transformação do território como categoria de análise. Evidenciando os pontos que estão diretamente envolvidos historicamente na formação cultural da cidade.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2549794

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fillip Grimily Pereira Farias, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Atualmente é Graduado em Licenciatura em Geografia Pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Pesquisador do Grupo Geoambiental UFPE; Foi Bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência- PIBID Geografia CAPES e Integrante do Programa de Educação Tutorial PET Geografia. Tem experiência na área de Geografia e Análise Ambiental. Atuando principalmente nas seguintes temáticas: Identificação de Impactos Ambientais em áreas Urbanas e Rurais, Energias Renováveis, Produção em áreas Rurais, Recursos Hídricos e Educação Ambiental.

Publicado
2018-11-01
Como Citar
Chaves, S., & Farias, F. (2018). O contexto das transformações nas cidades: o caso do Paço Alfândega, reforma do Pilar e Porto do Recife no século XXI. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 1(1), 61 - 74. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/4
Seção
Artigos