A educação no cárcere e sua importância na ressocialização: estudo de caso no Maranhão
Resumo
A educação no Cárcere apresenta sua importância na Ressocialização de apenados, garantindo-lhes, em especial, educação escolar primária, podendo ainda serem encaminhados para treinamento vocacional e profissional. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar a Educação Prisional de Jovens e Adultos internos de uma unidade prisional de Imperatriz – MA. Foram realizadas entrevistas na referida unidade com docentes e 21 apenados. Observou-se que a maioria dos apenados (70%) sentem-se satisfeitos com o sistema implementado. Os docentes apontaram necessidade de melhorar os recursos financeiros. Apesar das limitações do sistema educacional aplicado na unidade avaliada, as atividades realizadas possibilitam melhorar o rendimento escolar dos apenados, preparando-os para o processo de ressocialização social, de modo que o mesmo seja um instrumento de cidadania consciente de interação que irá contribuir e exercer sua plena cidadania.
Downloads
Copyright (c) 2020 Odias da Silva Santos, Dany Geraldo Kramer, Salomão Luthiano Lima da Silva

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.