Pesquisa na sala de aula: uma alternativa aos desafios da educação contemporânea

Palavras-chave: Globalização, Educação, Ciência, Metodologia ativa

Resumo

A recente ascensão da era informacional e sua ampla difusão proporcionou a construção de novos cenários no contexto da educação. Informação, em diversos casos, confunde-se com formação e a razão da atividade docente passa a ser subordinada a lógica do mercado. A modernidade trouxe a emergência do pensar a educação no sentido da cidadania. A pesquisa científica no Ensino Básico se apresenta como alternativa à avalanche de informações derramadas sobre os estudantes. Trata-se de uma perspectiva para contribuir com a formação cidadã, por meio de exercícios de reflexão, análises e aprofundamento teórico. Este trabalho tem o objetivo de debater o papel da pesquisa no processo ensino-aprendizagem e seus principais resultados na educação. Foi realizada uma revisão bibliográfica, aplicadas propostas de investigações e pesquisas de curto período na área ambiental e geografia da população com estudantes do Colégio Adventista do Recife. Sob supervisão do professor de geografia os trabalhos foram desenvolvidos, debatidos em sala e apresentados em congresso científico.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3698544

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme José Ferreira Araújo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza – Nexus (UFPE) | Recife, PE, Brasil | Recife, PE, Brasil; Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6596846926375051

Publicado
2020-03-06
Como Citar
Araújo, G. J. F. (2020). Pesquisa na sala de aula: uma alternativa aos desafios da educação contemporânea. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 34-44. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/30
Seção
Artigos