Potencialidades do museu escolar para aulas práticas de Biologia: experiências no Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, Recife-PE

Palavras-chave: Museu, Ensino de Botânica, Ensino de Paleontologia

Resumo

Os museus escolares são espaços estratégicos para atividades práticas, à medida que proporcionam aos estudantes experiências diferenciadas, mais do que um simples contato com imagens de um livro didático. Nessa perspectiva, o artigo discute as potencialidades desses espaços no ensino de Biologia, tomando como base duas experiências vivenciadas no Museu de História Natural Louis Jacques Brunet situado na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano-Aurora. As atividades foram realizadas com estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio, no segundo semestre de 2019, dentro dos conteúdos “Características das angiospermas” e “Fósseis como evidências da evolução”, tendo como material de consulta as coleções e modelos didáticos expostos no museu. Os resultados demonstraram a eficácia dos museus escolares na dinamização das aulas e no desenvolvimento de habilidades inerentes ao exercício da pesquisa, bem como provocaram a reflexão sobre a necessidade de divulgação dessa experiência para outras escolas.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3698536

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner José de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil; Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/6433231996085153

Alexandre Teixeira de Araújo, Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano-Aurpra, PE, Brasil

Especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Recife, PE, Brasil; Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4812877896613226

Publicado
2020-03-06
Como Citar
Aguiar, W. J. de, & Araújo, A. T. de. (2020). Potencialidades do museu escolar para aulas práticas de Biologia: experiências no Museu de História Natural Louis Jacques Brunet, Recife-PE. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 25-33. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/27
Seção
Artigos