O ensino da botânica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas do município de Soure, Pará

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Metodologia, Ilha de Marajó

Resumo

O ensino de botânica muitas vezes é trabalhado de modo tradicional, ocasionando dificuldades na assimilação e compreensão dos assuntos. Nota-se também a falta de interesse dos alunos, assim como a chamada “cegueira botânica”. Esse trabalho tem o objetivo de analisar o ensino de botânica em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas do município de Soure, Ilha de Marajó, Pará, bem como as percepções dos alunos das principais práticas pedagógicas que os educadores utilizaram em suas aulas. O estudo foi realizado com 29 alunos e dois professores,  que responderam a questionários e revelaram certos aspectos como, por exemplo: o uso de diversas metodologias didáticas por parte dos professores; a utilização de livro didático na maioria das aulas; os alunos sentem dificuldades em compreender os conteúdos de botânica devido à complexidade dos termos; e a forma como o assunto é ensinado, com pouca ou nenhuma contextualização. Ademais, percebeu-se que tanto professores quanto alunos têm dificuldades, aqueles em buscar alternativas para tornar o ensino mais atrativo em relação aos assuntos de botânica, e estes em entender a importância do tema para a vida cotidiana e escolar. E na busca por um ensino de qualidade, é necessário elaborar e propor novas metodologias, bem como investir em uma melhor estrutura e qualidade de trabalho para todos os atores envolvidos na educação.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3698528  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewelyn Daniela Nunes de Sousa, Universidade do Estado do Pará, PA, Brasil

Graduada em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, Universidade do Estado do Pará, Salvaterra, PA, Brasil; Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7301201913534445  

Marcos Breno Migueis dos Santos, Universidade do Estado do Pará, PA, Brasil

Graduado em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia, Universidade do Estado do Pará, Salvaterra, PA, Brasil; Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6301838200399543

Paulo Weslem Portal Gomes, Universidade do Estado do Pará, PA, Brasil

Mestre em Ciências Ambientais, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil; Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1958787377667016

Thyago Gonçalves Miranda, Universidade Federal do Pará, PA, Brasil

Doutorando em Biodiversidade e Biotecnologia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil; Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1173804701389066 

Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins, Universidade do Estado do Pará, PA, Brasil

Doutora em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro; professora Adjunto do departamento de Ciências Naturais e do programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará e pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte); Belém, PA, Brasil; Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6547250062275801

Publicado
2020-03-06
Como Citar
Sousa, E. D. N. de, Santos, M. B. M. dos, Gomes, P. W. P., Miranda, T. G., & Tavares-Martins, A. C. C. (2020). O ensino da botânica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas do município de Soure, Pará. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 3, 12-24. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/25
Seção
Artigos (Continuous Article Publishing - CAP)