Tamanho é documento? Analisando a influência do tamanho da escola sobre o envolvimento e a aprendizagem do estudante

Palavras-chave: Envolvimento. Tamanho da escola. Participação.

Resumo

Este trabalho de pesquisa aborda uma questão atual, referente à relação entre o tamanho da escola e o envolvimento dos seus estudantes. Ele resulta de um estudo comparativo entre os estudantes de três escolas públicas estaduais de ensino médio localizadas na cidade do Recife, Pernambuco. Esse estudo objetiva identificar as relações entre os estudantes (com os colegas e com os professores) e a influência exercida pelo tamanho da escola (medido em quantitativo de matriculados) sobre essas relações, no âmbito do convívio escolar. A pesquisa sinaliza que os estudantes de unidades de ensino menores vivem em um ambiente de ecossistema que favorece as relações sociais e propicia o melhor desempenho educacional. A proposta de continuidade desse estudo prevê a sua aplicação em um número maior de escolas.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2549054

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erinaldo Ferreira Carmo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Docente do Colégio de Aplicação do Centro de Educação da UFPE, Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFPE | Pernambuco, PE, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8558188425516554  

Publicado
2018-11-01
Como Citar
Carmo, E. F. (2018). Tamanho é documento? Analisando a influência do tamanho da escola sobre o envolvimento e a aprendizagem do estudante. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 1(1), 04 - 11. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/2
Seção
Artigos