A Transitoriedade da disciplina de Sociologia no Currículo Brasileiro e sua inserção no Ensino Médio

  • Pamela Ruppel da Silva Gonçalves Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Rodrigo Diego de Souza Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4157-6116
Palavras-chave: Sociologia, Ensino Médio, Transitoriedade, Pierre Bourdieu

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de tratar sobre a transitoriedade da disciplina de Sociologia no currículo brasileiro. A pesquisa possui caráter qualitativo e a partir do estudo bibliográfico e documental buscou-se compreender os processos sócio históricos que contribuíram para a instabilidade da Sociologia na organização curricular da Educação Básica Brasileira, especificamente o Ensino Médio. Por meio do método comparativo trouxemos a legislação brasileira para desenvolver nossa problemática. Assim, no primeiro momento, apresenta-se uma retomada das políticas educacionais ao longo da trajetória histórica brasileira e seu contexto, depois, refletimos sobre a inconveniência que a Sociologia pode causar e sua inserção e importância no Ensino Médio, a partir das contribuições teóricas de Pierre Bourdieu para a maior compreensão e ampliação do debate em questão.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2552880  

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Biografia do Autor

Pamela Ruppel da Silva Gonçalves, Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa | Ponta Grossa, PR, Brasil | Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0617220346216918

Rodrigo Diego de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, SC, Brasil

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR e Doutorando em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | Professor do Departamento de Metodologia da UFSC | Florianópolis, SC, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9960117430935201

 

 

Publicado
2019-01-30
Como Citar
Gonçalves, P. R. da S., & Souza, R. D. de. (2019). A Transitoriedade da disciplina de Sociologia no Currículo Brasileiro e sua inserção no Ensino Médio. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 47-67. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/19
Seção
Artigos