A Educação Ambiental escolar sob a perspectiva dos professores do Ensino Médio (Ilha Solteira, SP)

Palavras-chave: Formação inicial de professores, Educação Básica, Ensino Público, Meio Ambiente

Resumo

A crise ambiental mundial vem mobilizando ações e debates sobre o tema há mais de 40 anos, tendo seu início com as conferências internacionais, tal como a Estocolmo em 1972.  No Brasil em 1999, em decorrência das discussões mundiais sobre a temática, se deu a criação da Política Nacional de Educação Ambiental, que menciona a obrigatoriedade da inserção da Educação Ambiental (EA) em todos os níveis e modalidades de ensino de forma multidisciplinar. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo, investigar a formação, atuação e dificuldades de professores do Ensino Médio em relação à EA no ambiente escolar. A pesquisa aqui exposta é de natureza qualitativa e o levantamento de dados foi realizado por meio de questionários aplicados aos professores da rede pública e privada do município de Ilha Solteira-SP. A análise dos dados foi realizada com base na análise textual (com categorização) e realização de análises de estatísticas descritivas. A classificação da EA desenvolvida nas escolas é tida como insatisfatória pelos professores, apresentando visões pessimistas sobre o seu desenvolvimento, evidenciando a necessidade de maior inserção da temática ambiental na formação inicial de professores, bem como a oferta de formação continuada que visem contribuir na inserção de questões ambientais no ambiente escolar.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2552876

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Dias de Alkimin, Universidade de Aveiro, Portugal

Doutorando em Biologia e Ecologia das Alterações Globais | Universidade de Aveiro | Aveiro, Portugal | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2139865454219850

Juliana Pinheiro de Matos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP, Brasil

Mestranda em Ensino e Processos Formativos | Universidade Estadual Paulista – UNESP | Ilha Solteira, SP, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0783041486337958

Thayline Vieira Queiroz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), SP, Brasil

Mestra em Ensino e Processos Formativos | Universidade Estadual Paulista – UNESP | Ilha Solteira, SP, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2376796441211986

Carolina Buso Dornfeld, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Ilha Solteira, SP, Brasil

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo | Professora do Departamento de Biologia e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP) | Ilha Solteira, SP, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6251319508539238

Publicado
2019-01-30
Como Citar
Alkimin, G. D. de, Matos, J. P. de, Queiroz, T. V., & Dornfeld, C. B. (2019). A Educação Ambiental escolar sob a perspectiva dos professores do Ensino Médio (Ilha Solteira, SP). Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 68-83. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/18
Seção
Artigos