Ensino Médio e educação integral: apontamentos históricos sobre a gênese do programa de educação integral de Pernambuco

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Integral. Escolas de Ensino Médio.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo ampliar o enfoque teórico-epistemológico acerca da temática das Políticas Públicas para o Ensino Médio. Para tal, buscamos analisar o percurso histórico de constituição do Ensino Médio ao longo da história da educação no país, bem como identificar as primeiras experiências relacionadas à Educação Integral no país. Nesse contexto, se inserem os estudos sobre o Programa de Educação Integral de Pernambuco enquanto política pública para o Ensino Médio. Os resultados apontam que o programa passa por um processo de expansão, mas que deve considerar as realidades de cada unidade de ensino.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2552870   

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Biografia do Autor

Danyella Jakelyne Lucas Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Mestre em Educação pela UFRPE/FUNDAJ e Doutoranda em Educação pela UFPE | Professora Assistente Substituta, UFPE/CE | Recife, PE, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3773491094885718

Publicado
2019-01-30
Como Citar
Gomes, D. J. L. (2019). Ensino Médio e educação integral: apontamentos históricos sobre a gênese do programa de educação integral de Pernambuco. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 84-99. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/17
Seção
Artigos