A Dialética da prática docente ao exemplo da Classificação Biológica no Ensino Médio

Palavras-chave: Dialética, Taxonomia, Sistemática Biológica, Pedagogia histórico-crítica, Intervenção pedagógica

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa de intervenção pedagógica realizada em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública paulista. As atividades didáticas desenvolvidas e analisadas nesta pesquisa se deram por meio dos conteúdos clássicos de Taxonomia e Sistemática Biológica por meio da Pedagogia Histórico-crítica. Utilizando-se do materialismo histórico-dialético como concepção; como método de análise e como práxis, buscamos compreender, entre os alunos, o processo de transformação do conhecimento sincrético rumo ao conhecimento científico sintético e a maneira inconstante em que se dá a sua apropriação. Discute-se neste trabalho a aprendizagem como um processo não linear que deve ser compreendida por meio da dialética, entendendo seus conflitos e contradições.

 

DOI:  http://doi.org/10.5281/zenodo.2552884  

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Biografia do Autor

Raquel Sanzovo Pires de Campos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, SP, Brasil

Bióloga e Pedagoga. Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista | Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP) | Bauru, SP, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4770126306295442

Publicado
2019-01-29
Como Citar
Campos, R. S. P. de. (2019). A Dialética da prática docente ao exemplo da Classificação Biológica no Ensino Médio. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 13-28. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/15
Seção
Artigos