A Temática Indígena e a Literatura no Ensino Médio: Uma Leitura Crítica da Obra Iracema de José de Alencar

  • Flavio Joselino Benites Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3335-1272
  • Edson Hely Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil
Palavras-chave: Educação, Iracema, José de Alencar, Lei 11.645/2008, Literatura

Resumo

O artigo tem o objetivo de apresentar as reflexões da pesquisa realizada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Especialização em Culturas e Histórias dos Povos Indígenas. Nessa ocasião discutimos o ensino da temática indígena a partir da Lei 11.645/2008 no ensino da literatura, problematizando a obra Iracema, do gênero indianista, de José de Alencar no que se refere a imagem que foi construída dos índios pelo autor e que ainda permanecem no imaginário social brasileiro. Confrontamos as Orientações Curriculares para o Ensino Médio - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com a Lei nº 11.645/2008 que determinou o ensino da temática indígena na Educação Básica, junto com uma pesquisa de campo com professores de literatura, indagando sobre a Lei e de como viam o índio na atual conjuntura social. Diante dessa abordagem, se evidenciou que os professores majoritariamente veem os índios a partir de estigmas, como uma figura folclórica não condizente com a realidade. Assim, identificamos que após dez anos da promulgação da lei há um amplo desconhecimento dela por parte dos professores, como também há carência na formação continuada dos docentes sobre o tema. Logo, concluímos que se torna indispensável cursos de formação continuada que abordem o instrumento normativo para que imagens equivocadas acerca dos povos indígenas sejam desconstruídas e problematizadas.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2552886

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Biografia do Autor

Flavio Joselino Benites, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB, Brasil

Mestrando em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Culturas e História dos Povos Indígenas pela UFRPE | Campina Grande, PB, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8454260954644245

Edson Hely Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), PE, Brasil

Doutor em História pela UNICAMP | Professor Titular, departamento de História da UFPE | Recife, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9552532754817586

Publicado
2019-01-30
Como Citar
Benites, F. J., & Silva, E. H. (2019). A Temática Indígena e a Literatura no Ensino Médio: Uma Leitura Crítica da Obra Iracema de José de Alencar. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 1-12. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/14
Seção
Artigos (Continuous Article Publishing - CAP)