Diálogo entre os saberes docentes e o trabalho com conceitos históricos em escolas do ensino médio de educação integral

  • Merval Santos Oliveira EREM Frei Otto, PE, Brasil
  • Marta Margarida Andrade Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, PE, Brasil
Palavras-chave: Ensino de História. Conceitos históricos. Saberes Docente.

Resumo

O artigo em questão é um recorte temático de um estudo desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional (PROFHISTÓRIA), vinculado a UFPE/UFRPE. O mesmo tem o objetivo de analisar como os professores e professoras de história do Ensino Médio das escolas de Educação Integral do Município de Ipojuca, compreendem e mobilizam seus saberes para ensinar a ressignificação de conceitos históricos aos estudantes. O presente estudo tem como pressuposto de que o professor ao desenvolver suas estratégias de ensino, faz uso de um conjunto de saberes que se articulam entre os saberes disciplinares, curriculares e da experiência. A pesquisa se baseia no pensamento que esses saberes são constituídos e apropriados pelos docentes seguindo o processo histórico de cada sujeito. Atrelada a essa questão, tem-se elementos que permitem discutir a especificidade do trabalho docente com conceitos históricos no ensino da história. Os resultados obtidos a partir da análise das entrevistas, explicitam como esses saberes se ressignificam e ganham importância na formação docente. Assim, compreender esses discursos são imprescindíveis para se pensar e propor espaços de aperfeiçoamento e visibilidade desses saberes no ambiente escolar.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2549064

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merval Santos Oliveira, EREM Frei Otto, PE, Brasil

Mestre em Ensino de História (UFPE) | EREM Frei Otto | Coordenação Pedagógica | Ipojuca | Pernambuco | Brasil | e-mail: mervaloliveira@gmail.com  

 

Marta Margarida Andrade Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, PE, Brasil

Doutora em Educação (UNICAMP) | Professora adjunta UFRPE/UFPE | Recife | Pernambuco | Brasil | e-mail: martamargarida.lima@gmail.com

Publicado
2018-11-01
Como Citar
Oliveira, M. S., & Lima, M. M. A. (2018). Diálogo entre os saberes docentes e o trabalho com conceitos históricos em escolas do ensino médio de educação integral. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 1(1), 12 - 27. Recuperado de https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/10
Seção
Artigos