Dossiê temático: educação brasileira em tempos de pandemia: desafios e perspectivas

2020-04-10

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Temos a satisfação de apresentar a chamada para o dossiê temático: educação brasileira em tempos de pandemia: desafios e perspectivas

Desde março de 2020 a educação brasileira tem vivenciado uma crise sem precedentes. A disseminação do Covid-19 e o alerta internacional acerca de uma nova pandemia mudou a rotina dos estudantes e professores brasileiros. A alta possibilidade de contágio, associada ao desconhecimento do funcionamento do vírus no corpo humano e a letalidade da doença levou os governos dos Estados a adotarem medidas de isolamento social como ação indispensável para diminuir a velocidade da transmissão do vírus, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diante disso, as determinações das autoridades tomaram de assalto o sistema escolar brasileiro. Os conselhos nacionais e estaduais de educação têm emitido notas e pareceres que, dentre outras recomendações, regulamentam o ensino de educação à distância no país a fim de garantir o direito constitucional de acesso à educação. Diante desse contexto, a pretensa de levar a educação aos estudantes brasileiros por meio de plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem torna-se desafiador, sobretudo, para os da rede pública de ensino (hoje, o equivalente a 80%). Se torna ainda mais desafiador, à medida que segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 58% dos domicílios no país não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet.

Assim, mesmo com todo o avanço tecnológico e o mundo virtual em vias de superar as interações humanas do mundo real, a dinâmica de promoção da educação de modo remoto/virtual é confrontada com a realidade complexa, em que a garantia de acesso à educação, seja através de soluções de educação à distância ou de outros meios, precisa ser assegurada e mais do que nunca efetivada, especialmente para os grupos sociais mais vulneráveis.

A Revista Brasileira do Ensino Médio está comprometida em contribuir academicamente com este cenário em nosso país. Nesta perspectiva, pensamos em um dossiê específico para discutir a educação brasileira em tempos de pandemia.

Nossa proposta prevê apresentar diversas realidades frente a esta fase de crise. Diante das atuais recomendações propostas, como as escolas, professores e alunos estão reagindo? Que ações estão sendo verdadeiramente efetivadas? O que nosso sistema e legislação educacionais preveem, nas esferas federal, estadual e municipal? Há possibilidades de manter o processo ensino-aprendizagem em curso de forma remota, tal como é concebida a educação à distância em território nacional? É possível apontar casos de sucesso? Quais são os cenários mais desafiadores? Esses, dentre outros questionamentos, estão no bojo da análise que esperamos apresentar, no sentido de contribuir criticamente com o pensamento da educação brasileira, especialmente em situação de emergência. Sua contribuição será fundamental para esta publicação, principalmente considerando sua própria experiência seja no campo de atuação profissional direta com a educação ou no campo da pesquisa.

Eixos norteadores da proposta:

  • Educação a distância em tempos de pandemia
  • Educação do campo em tempos de pandemia
  • A rede particular em tempos de pandemia
  • A educação em comunidades indígenas e quilombolas em tempos de pandemia
  • As escolas modelos em tempos de pandemia
  • As escolas para massa – estratégias, desafios, perspectivas em tempos de pandemia
  • A educação especial em tempos de pandemia

 

Data limite para envio de artigos (prorrogado) até: 23 de agosto de 2020

Nota: Os originais deverão ser submetidos via plataforma da Revista Brasileira do Ensino Médio (https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM) e seguir os critérios de preparação do manuscrito, disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/about/submissions. Na página "submissões" também pode ser baixado o Template, no qual já se encontram as principais regras de formatação.

Recomenda-se ao(s) autor(es) que ao submeter(em) artigos para este dossiê, por favor, indicar a opção em "Comentários ao editor" no formulário de submissão.

 

Questões adicionais?

Em caso de dúvidas técnicas relacionadas à preparação de seu manuscrito, entre em contato com os editores/organizadores.

Organizadores:

Prof. Dr. Clélio Santos / editor convidado - clelio.santos@upe.br    

Prof. Dr. Guilherme Araújo / editor adjunto – guigeorecife@gmail.com

Prof. M.Sc. Dweison Nunes / editor chefe - dweison@gmail.com