Dossiê ações de educação ambiental no Ensino Médio

2020-04-01

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Dossiê: A interligação entre problemas globais e locais em ações de educação ambiental no ensino médio.

O ambientalismo assumiu contornos de movimento social global ao longo da segunda metade do século XX devido a graves desastres ambientais como o acidente nuclear de Chernobil, vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia, e, citando um caso brasileiro, a contaminação por Césio-137 em Goiânia. Após mais de 30 anos destes casos, como está a questão socioambiental atualmente? Como esta temática é abordada nas ações educacionais desenvolvidas no ensino médio? 

Se olharmos apenas para o Brasil, temos um cenário bastante grave, por exemplo, com os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, Minas Gerais; vazamento de óleo no litoral nordestino; queimadas e a intensificação do desmatamento na Amazônia. Este cenário faz com que o questionamento sobre o que podemos fazer para evitar tais problemas ou minimizar as consequências destas emergências socioambientais. A partir disto, nos perguntamos: o que pode a educação ambiental no ensino médio?

Com este dossiê queremos reunir trabalhos com uma visão geral sobre a educação ambiental no ensino médio e, mais do que levantar problemáticas, propor reflexões e meios de atuação para os nossos leitores, especialmente professores de educação básica. Desta forma, com o tema “A interligação entre problemas globais e locais em ações de educação ambiental no ensino médio”, esperamos contribuições relacionadas a três temáticas principais: fundamentos, práticas e desafios. A perspectiva dos fundamentos é voltada para textos sobre o histórico, legislação e aspectos filosóficos sobre a educação ambiental; as práticas são voltadas aos aspectos pedagógicos e relatos de experiência da área de educação ambiental; em relação aos desafios, esperamos textos reflexivos sobre questões atuais, por exemplo, a problemática em relação à crise ambiental/civilizatória e o desenvolvimento sustentável, em associação com práticas educativas, assim como, mudanças devido a alterações na legislação, sobretudo, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 

Data limite para submissão: 31/05/2020  / Inscrições prorrogadas até 30/06/2020.

Nota: Os originais deverão ser submetidos via plataforma da Revista Brasileira do Ensino Médio (https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM) e seguir os critérios de preparação do manuscrito, disponível  em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/about/submissions. Na página "submissões" também pode ser baixado o Template, no qual já se encontram as principais regras de formatação.

Remoneda-se ao(s) autor(es) que submeterem artigos para este dossiê, indicar a opção em "Comentários ao editor".

 

Questões adicionais?

Em caso de dúvidas técnicas relacionadas à preparação de seu manuscrito, entre em contato com os editores/organizadores.

 

Organizadores

Editor convidado / organizador

Valdir Lamim-Guedes

​Biólogo e Mestre em Ecologia - UFOP | Doutor em Educação - USP | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3473994189361010 | E-mail: lamimguedes@gmail.com

 

Editor chefe RBRAEM / organizador

Dweison Nunes Souza da Silva 

Doutorando em Desenvolvimento em Meio Ambiente pela associação em rede PRODEMA, UFPE | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2128234521901723 | E-mail: revistabrasileiradoensinomedio@gmail.com