• Dossiê temático: educação brasileira em tempos de pandemia: desafios e perspectivas

    2020-04-10

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    Temos a satisfação de apresentar a chamada para o dossiê temático: educação brasileira em tempos de pandemia: desafios e perspectivas

    Desde março de 2020 a educação brasileira tem vivenciado uma crise sem precedentes. A disseminação do Covid-19 e o alerta internacional acerca de uma nova pandemia mudou a rotina dos estudantes e professores brasileiros. A alta possibilidade de contágio, associada ao desconhecimento do funcionamento do vírus no corpo humano e a letalidade da doença levou os governos dos Estados a adotarem medidas de isolamento social como ação indispensável para diminuir a velocidade da transmissão do vírus, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Diante disso, as determinações das autoridades tomaram de assalto o sistema escolar brasileiro. Os conselhos nacionais e estaduais de educação têm emitido notas e pareceres que, dentre outras recomendações, regulamentam o ensino de educação à distância no país a fim de garantir o direito constitucional de acesso à educação. Diante desse contexto, a pretensa de levar a educação aos estudantes brasileiros por meio de plataformas digitais e ambientes virtuais de aprendizagem torna-se desafiador, sobretudo, para os da rede pública de ensino (hoje, o equivalente a 80%). Se torna ainda mais desafiador, à medida que segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 58% dos domicílios no país não têm acesso a computadores e 33% não dispõem de internet.

    Assim, mesmo com todo o avanço tecnológico e o mundo virtual em vias de superar as interações humanas do mundo real, a dinâmica de promoção da educação de modo remoto/virtual é confrontada com a realidade complexa, em que a garantia de acesso à educação, seja através de soluções de educação à distância ou de outros meios, precisa ser assegurada e mais do que nunca efetivada, especialmente para os grupos sociais mais vulneráveis.

    A Revista Brasileira do Ensino Médio está comprometida em contribuir academicamente com este cenário em nosso país. Nesta perspectiva, pensamos em um dossiê específico para discutir a educação brasileira em tempos de pandemia.

    Nossa proposta prevê apresentar diversas realidades frente a esta fase de crise. Diante das atuais recomendações propostas, como as escolas, professores e alunos estão reagindo? Que ações estão sendo verdadeiramente efetivadas? O que nosso sistema e legislação educacionais preveem, nas esferas federal, estadual e municipal? Há possibilidades de manter o processo ensino-aprendizagem em curso de forma remota, tal como é concebida a educação à distância em território nacional? É possível apontar casos de sucesso? Quais são os cenários mais desafiadores? Esses, dentre outros questionamentos, estão no bojo da análise que esperamos apresentar, no sentido de contribuir criticamente com o pensamento da educação brasileira, especialmente em situação de emergência. Sua contribuição será fundamental para esta publicação, principalmente considerando sua própria experiência seja no campo de atuação profissional direta com a educação ou no campo da pesquisa.

    Eixos norteadores da proposta:

    • Educação a distância em tempos de pandemia
    • Educação do campo em tempos de pandemia
    • A rede particular em tempos de pandemia
    • A educação em comunidades indígenas e quilombolas em tempos de pandemia
    • As escolas modelos em tempos de pandemia
    • As escolas para massa – estratégias, desafios, perspectivas em tempos de pandemia
    • A educação especial em tempos de pandemia

     

    Data limite para envio de artigos: 30 de julho de 2020.

    Nota: Os originais deverão ser submetidos via plataforma da Revista Brasileira do Ensino Médio (https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM) e seguir os critérios de preparação do manuscrito, disponível em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/about/submissions. Na página "submissões" também pode ser baixado o Template, no qual já se encontram as principais regras de formatação.

    Recomenda-se ao(s) autor(es) que ao submeter(em) artigos para este dossiê, por favor, indicar a opção em "Comentários ao editor" no formulário de submissão.

     

    Questões adicionais?

    Em caso de dúvidas técnicas relacionadas à preparação de seu manuscrito, entre em contato com os editores/organizadores.

    Organizadores:

    Prof. Dr. Clélio Santos / editor convidado - clelio.santos@upe.br    

    Prof. Dr. Guilherme Araújo / editor adjunto – guigeorecife@gmail.com

    Prof. M.Sc. Dweison Nunes / editor chefe - dweison@gmail.com

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  • Dossiê ações de educação ambiental no Ensino Médio

    2020-04-01

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    Dossiê: A interligação entre problemas globais e locais em ações de educação ambiental no ensino médio.

    O ambientalismo assumiu contornos de movimento social global ao longo da segunda metade do século XX devido a graves desastres ambientais como o acidente nuclear de Chernobil, vazamento de gases tóxicos em Bhopal, na Índia, e, citando um caso brasileiro, a contaminação por Césio-137 em Goiânia. Após mais de 30 anos destes casos, como está a questão socioambiental atualmente? Como esta temática é abordada nas ações educacionais desenvolvidas no ensino médio? 

    Se olharmos apenas para o Brasil, temos um cenário bastante grave, por exemplo, com os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, Minas Gerais; vazamento de óleo no litoral nordestino; queimadas e a intensificação do desmatamento na Amazônia. Este cenário faz com que o questionamento sobre o que podemos fazer para evitar tais problemas ou minimizar as consequências destas emergências socioambientais. A partir disto, nos perguntamos: o que pode a educação ambiental no ensino médio?

    Com este dossiê queremos reunir trabalhos com uma visão geral sobre a educação ambiental no ensino médio e, mais do que levantar problemáticas, propor reflexões e meios de atuação para os nossos leitores, especialmente professores de educação básica. Desta forma, com o tema “A interligação entre problemas globais e locais em ações de educação ambiental no ensino médio”, esperamos contribuições relacionadas a três temáticas principais: fundamentos, práticas e desafios. A perspectiva dos fundamentos é voltada para textos sobre o histórico, legislação e aspectos filosóficos sobre a educação ambiental; as práticas são voltadas aos aspectos pedagógicos e relatos de experiência da área de educação ambiental; em relação aos desafios, esperamos textos reflexivos sobre questões atuais, por exemplo, a problemática em relação à crise ambiental/civilizatória e o desenvolvimento sustentável, em associação com práticas educativas, assim como, mudanças devido a alterações na legislação, sobretudo, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 

    Data limite para submissão: 31/05/2020  / Inscrições prorrogadas até 30/06/2020.

    Nota: Os originais deverão ser submetidos via plataforma da Revista Brasileira do Ensino Médio (https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM) e seguir os critérios de preparação do manuscrito, disponível  em: https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/about/submissions. Na página "submissões" também pode ser baixado o Template, no qual já se encontram as principais regras de formatação.

    Remoneda-se ao(s) autor(es) que submeterem artigos para este dossiê, indicar a opção em "Comentários ao editor".

     

    Questões adicionais?

    Em caso de dúvidas técnicas relacionadas à preparação de seu manuscrito, entre em contato com os editores/organizadores.

     

    Organizadores

    Editor convidado / organizador

    Valdir Lamim-Guedes

    ​Biólogo e Mestre em Ecologia - UFOP | Doutor em Educação - USP | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3473994189361010 | E-mail: lamimguedes@gmail.com

     

    Editor chefe RBRAEM / organizador

    Dweison Nunes Souza da Silva 

    Doutorando em Desenvolvimento em Meio Ambiente pela associação em rede PRODEMA, UFPE | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2128234521901723 | E-mail: revistabrasileiradoensinomedio@gmail.com Saiba mais sobre Dossiê ações de educação ambiental no Ensino Médio
  • Indexação em DOAJ

    2020-03-17

    A revista acaba de ser aprovada para fazer parte de DOAJ (Directory of Open Access Journals), um diretório on-line com curadoria da comunidade que indexa e fornece acesso a periódicos de alta qualidade, acesso aberto e com revisão por pares. A indexação proporciona a RBRAEM maior visibilidade e aumenta a credibilidade dos originais publicados em nossa plataforma em nível internacional.

    Link para acesso: REBRAEM - DOAJ.

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  • Nova edição publicada

    2020-03-06

    Caros leitores,

    A Revista Brasileira do Ensino Médio acaba de tornar disponível para Acesso Livre mais uma edição. Convidamos a examinar o sumário nesta mensagem e então acessar a revista para ler os artigos e outros itens de seu proveito. Link para acesso https://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/issue/view/3

    Agradecemos o interesse e apoio contínuo à revista e desejamos uma excelente leitura.

    Cordialmente,

    Equipe Editorial

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  • Indexadores e Bases de dados

    2019-11-25

    A revista acaba de ser aprovada para fazer parte de ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences ). Ademais, a aceitação do periódico nesse indice amplia a sua confiabilidade e credibilidade no âmbito acadêmico, enquanto revista de divulgação científica. Link para acesso: https://dbh.nsd.uib.no/publiseringskanaler/erihplus/periodical/info?id=497596

    Para conferir a lista completa, por favor, acessar a página sobre a revista, ou visitar a barra lateral.

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  • Publicação de artigos

    2019-02-02

    Objetivando maior celeridade no processo de comunicação e disponibilização de pesquisas, a partir de 2019, RBRAEM passa a adotar o sistema de Publicação Contínua de artigos (Continuous Article Publishing - CAP). Isso significa que novos artigos são adicionados continuamente ao volume atual logo após a revisão por pares e aceitação. 

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  • Indexadores

    2018-12-07

    REBRAEM atualmente é indexada por 

    PKP Index, Google Scholar, ISSN - International Standard Serial Number, LantinREV, CiteFactor, Directory of Research Journal Indexing (DRJI), Research bib - Academic Resource index, LATINOAMERICANA - Asociación de revistas académicas de humanidades y ciencias socialesEZ3 - Elektronische Zeitschriftenbibliothek, Actualidad Iberoamericana, LivRe - Periódicos de livre acesso, Sumários.org.

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