RBRAEM - Revista Brasileira do Ensino Médio [Brazilian Journal of High School] (ISSN: 2595-816X)

A Revista Brasileira do Ensino Médio destina-se à divulgação de trabalhos de pesquisas sobre os diversos aspectos que envolvem o campo da educação no Ensino Médio, buscando fomentar o debate plural nos âmbitos científico e social. Com a missão de colaborar para o avanço e fortalecimento deste campo de pesquisa, o periódico dispõe-se a publicar artigos originais e inéditos produzidos por autores brasileiros e estrangeiros, levando em consideração a relevância social e o caráter interdisciplinar dos manuscritos. Simultaneamente, busca dar visibilidade a pesquisas que contribuam para o desenvolvimento de alternativas pedagógicas, experiencias exitosas e inovadoras nos âmbitos da pesquisa sobre educação, sociedade e natureza e da prática docente no Ensino Médio. Finalmente, trata-se de um periódico destinado a pesquisadores, educadores e demais interessados na pesquisa sobre educação e Ensino Médio.   

 

COBERTURA TEMÁTICA

A_ Ensino Médio

Busca dar visibilidade a artigos (de pesquisa, notas científicas, de revisão, relatos de experiência) fruto de pesquisas científicas de natureza empírica e ou de reflexão teórica que contribuam para o avanço do conhecimento e, especialmente, que estimulem o debate plural sobre as questões de interesse científico e social inerentes a educação no ensino médio.

B_ Educação, Sociedade e Natureza

Ambiente destinado a publicações de artigos (de pesquisa, notas científicas, de revisão, relatos de experiência) que colaborem para a reflexão das questões ambientais contemporâneas, bem como contribuam para a adoção de práticas pedagógicas interdisciplinares orientadas para o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental no ensino médio.

C_ Prática Docente e Inovação Pedagógica

Presta-se a publicar artigos (de pesquisa, notas científicas, relatos de experiência) resultantes de projetos e de práticas pedagógicas inovadoras de professores com notória relevância para o avanço da educação no ensino médio. Nesse sentido, esse eixo contempla todas as áreas do conhecimento do ensino médio; o ensino de música, o ensino dos povos indígenas, do campo e quilombolas etc.

 

 PERIODICIDADE 

Objetivando maior celeridade no processo de comunicação e disponibilização de pesquisas, a partir de 2019, RBRAEM passa a adotar o sistema de Publicação Contínua de Artigos (Continuous Article Publishing - CAP). Isso significa que novos artigos são adicionados continuamente ao volume atual logo após a revisão por pares e aceitação. 

 

REVISÃO E POLÍTICA DE DECISÃO

RBRAEM é uma publicação de revisão por pares, aplicando-se a política de omissão das identidades de autores e revisores no parecer de originais. A cada nova submissão, o(s) Editor(es) realiza(m) a revisão preliminar formal. Com base na decisão do(s) Editor(es), a submissão pode ser rejeitada ou enviada para revisão. O trabalho deve ser encaminhado para julgamento autônomo, com base no sistema duplo-cego, de no mínimo dois avaliadores, que podem ser membros do Conselho Científico e/ou consultores externos ad hoc no prazo aproximado de 60 dias. Havendo discordância entre os pareceres, o original será encaminhado a um terceiro avaliador. Havendo ainda remomendação de correções pelos avaliadores, a versão corrigida deverá ser enviada, pelo(s) autor(es), no prazo de 20 dias.

Os Editores chefe e do Conselho tomam a decisão final com base na recomendação de revisores.

 

COMPORMISSO ÉTICO

O periódico compromete-se em manter os padrões éticos e boas práticas de publicação. Nesse sentido, práticas de plágio, autoplágio, ou ainda falsificação de dados envolvendo autores, bem como más condutas de pareceristas, membros do conselho editorial e editores são proibidas e repelidas veementemente. Dessa forma, editores, pareceristas e autores seguem diretrizes que norteiam a sua atuação na revista antes, durante e depois do processo de publicação.

À equipe Editorial incumbe o dever de garantir, durante o processo editorial, o sigilo, a impessoalidade e a transparência, assegurando a qualidade dos manuscritos publicados, e preservando o direito de autores, pareceristas e das instituições/editoras incluídas no processo editorial.

Em relação a pareceristas e membros do conselho editorial reside os compromissos de: 1. responder ao pedido de parecer com brevidade,  de modo a tornar ágil os processos seguintes (avaliação, edição e publicação); 2. seguir padrões de confidencialidade etc.

Finalmente, aos autores cabe a observância presente em diretrizes para autores. Eventuais ações identificadas como incoerentes aos princípios editoriais, o periódico reserva-se no direto de recusar de imediato o trabalho, ou ainda a retirada, para o caso de artigos já publicados. Com base nisso, RBRAEM utiliza o verificador de plágio NoPlag no processo de edição dos manuscritos.

 

TAXAS E ENCARGOS 

RBRAEM não cobra taxas pela submissão ou quaisquer encargos pela avaliação, edição e eventual publicação dos originais disponibilizados em nossa plataforma.

Nota: com o objetivo de captar recursos para as atividades editoriais e, com isso, garantir a excelência de publicação de originais para leitores e ou usuários, a doação de quaisquer valores se torna importante. Caso pretenda realizar doações entre em contato com o editor.   

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

 

INDEXAÇÃO

RBRAEM atualmente é indexada por DOAJ (Directory of Open Access Journals), Diadorim (Diretório de Políticas Editorais das Revistas Científicas Brasileiras), Latindex (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), REDIB (Red Iberoamerica de Innovación y Conocimiento Cientiífico), ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences ), MIAR, Index Copernicus International, PKP Index, Google Scholar, ISSN - International Standard Serial Number, IJIFACTOR Indexing, WorldCat, LantinREV, CiteFactor, Directory of Research Journal Indexing (DRJI), Research bib - Academic Resource index, LATINOAMERICANA (Asociación de revistas académicas de humanidades y ciencias sociales), EZ3 (Elektronische Zeitschriftenbibliothek), Actualidad Iberoamericana, LivRe e Sumários.org.

 

ARQUIVAMENTO DIGITAL

Os artigos publicados nesta revista estão arquivados na Rede LOCKSS da PKP, Stanford University, que fornece serviços de preservação e restauração permanente dos arquivos criados pelos periódicos participantes.

 

TÍTULO ABREVIADO

RBRAEM / Revista Brasileira do Ensino Médio (em citações).

Online ISSN: 2595-816X

 

EDIÇÕES ESPECIAIS 

A revista encontra-se disponível para publicação de dossiês temáticos, sobretudo, organizados por pesquisadores(as), professores(as) e ou profissionais. Interessados devem entrar em contato com os editores da revista.