Muay Thai na escola: uma proposição de ensino

Palavras-chave: Muay Thai; Lutas Corporais; Educação Física

Resumo

Dentre os vários tipos de práticas corporais encontradas no mundo, encontra-se o Muay Thai, este pode ser entendido como uma Luta Corporal, uma vez que a prática nesta modalidade envolve o enfrentamento físico direto, na presença de um adversário. A inclusão das artes marciais orientais no Brasil está associada ao processo de massificação, que teve como base de apoio três fatores: a chegada e o estabelecimento dos imigrantes de origem oriental; a influência dos meios de comunicação, cinema e televisão; o processo de esportivização vivenciado pelas artes marciais e outras práticas corporais. Diante da escassa produção de material acadêmico, metodológico e de práticas pedagógicas que fomentem propostas do ensino de Lutas Corporais na escola, surge a escrita deste artigo. Com o objetivo de propor uma sequência didática para o ensino das Lutas Corporais, especificamente o Muay Thai, nas aulas de Educação Física no terceiro ano do Ensino Médio. De abordagem qualitativa, recorreu-se a pesquisa de campo, caracterizada como pesquisa-ação. Foram planejadas 9 (nove) aulas seguindo uma progressão pedagógica e adotando como estratégia de ensino atividades lúdicas. Espera-se que o trabalho em tela possa auxiliar futuros estudos no campo da Educação Física no que tange ao ensino das Lutas Corporais na escola. O estudo mostrou que os alunos se interessaram pela temática Lutas Corporais no ambiente escolar, e que, desenvolvem bem os movimentos de Muay Thai propostos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dionny Felipe, Centro Universitário Vale do Cricaré, ES, Brasil

Mestre em Desenvolvimento Regional Gestão Social e Educação/Centro Universitário Vale do Cricaré - UVC | Centro Universitário Vale do Cricaré | São Mateus - ES, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7635035650537025

Diego Santos Neves, Centro Universitário Vale do Cricaré, ES, Brasil

Graduado em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UVC) | Escola Master | São Mateus, ES, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5319641398893128

José Roberto Gonçalves de Abreu, Centro Universitário Vale do Cricaré, ES, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | Centro Universitário Vale do Cricaré | São Mateus, ES, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3018509507133247

Marli Quinquim, Centro Universitário Vale do Cricaré, ES, Brasil

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | Centro Universitário Vale do Cricaré | São Mateus, ES, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3087201951637875

Daniel Junior da Silva, Centro Universitário Vale do Cricaré, ES, Brasil

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) | Centro Universitário Vale do Cricaré | São Mateus-ES, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5558172988423960

Publicado
2021-07-14
Como Citar
Felipe, D., Neves, D. S., Abreu, J. R. G. de, Quinquim, M., & Silva, D. J. da. (2021). Muay Thai na escola: uma proposição de ensino. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 78-91. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/95
Seção
Artigos - Publicação contínua