O Seminário como Estratégia Metodológica no Ensino Médio sob Perspectiva da Escola Estadual de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno

Palavras-chave: Avaliação, Metodologia, Conhecimento, Habilidade, Liderança

Resumo

Este artigo apresenta e analisa a prática metodológica do seminário no Ensino Médio, como estratégia para a construção de uma sociedade mais crítica e participativa, sob a perspectiva de uma escola profissional do estado do Ceará.  Tais concepções foram baseadas em pesquisas bibliográficas sobre os benefícios da aplicação dessa técnica e por meio de entrevistas com docentes e discentes da Escola Estadual de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno. As devolutivas permitiram averiguar a opinião dos integrantes ativos do processo de ensino-aprendizagem na atualidade. Objetivando demonstrar a importância do seminário como prática metodológica eficaz no Ensino Médio, este trabalho torna-se ferramenta importante para educandos, professores iniciantes e também para aqueles que desejam melhorar suas práticas diante da efetiva e exigente sociedade estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otalicio Rodrigues da Silva, Instituto Federal do Ceará, CE, Brasil

Graduado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE | Secretaria de Educação do Estado do Ceará / SEDUC-CE | São Benedito – CE, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4248347973595727

Thiago Amaral Melo Lima, Universidade Estadual do Piauí (UESPI), PI, Brasil

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI | Secretaria de Educação do Estado do Ceará / SEDUC-CE | São Benedito – CE, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5260653006481585

Marcones de Oliveira Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), AL, Brasil

Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL | Secretaria de Educação do Estado do Ceará / SEDUC-CE | São Benedito – CE, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5928342450494100

Publicado
2021-06-01
Como Citar
Silva, O. R. da, Lima, T. A. M., & Silva, M. (2021). O Seminário como Estratégia Metodológica no Ensino Médio sob Perspectiva da Escola Estadual de Educação Profissional Isaías Gonçalves Damasceno. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 53-65. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/81
Seção
Artigos