Lei N. 13.415/2017: retrocessos e impossibilidades para a formação integral no Ensino Médio

Palavras-chave: Política Educacional. Currículo. Ensino Médio. Educação Integral.

Resumo

O texto tem como objetivo discutir o ensino médio brasileiro, reformado pela Lei nº 13415/2017. Questiona os retrocessos na formação do Ensino Médio e as possibilidades de um projeto para a formação integral frente às alterações curriculares decorrentes da reforma, um assunto que deve ser pauta de discussão de educadores compromissados com a educação média pública, etapa educativa fundamental para a formação da juventude brasileira. A abordagem do assunto é realizada mediante estudo bibliográfico, análise de legislação e de documentos de política educacional. Como resultados dessa análise destacamos que o currículo do ensino médio tem sido objeto de disputa e sofre alterações em conformidade aos projetos de sociedade e desenvolvimento econômico das forças no poder. Também constatamos que o currículo proposto é minimalista por não possibilitar ao estudante a obtenção do conhecimento que lhes possibilite a formação integral. Concluímos afirmando a necessidade de acompanhamento e avaliação da atual reforma com vistas a propor um outro caminho que vise verdadeiramente garantir a educação que possibilite a formação integral. 

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3580751  

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Biografia do Autor

Cristiana Flávia Santos Cordeiro Chamorro, Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) | Londrina, PR, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4959261769786696 

Edméia Maria Lima, Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) | Londrina, PR, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6612539109839019

Ingrid Cássia Selegrin Campos, Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR, Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) | Londrina, PR, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5170005347155126

Eliane Cleide Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina (UEL), PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) | Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) | Londrina, PR, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4752023104497730

Publicado
2019-12-17
Como Citar
Chamorro, C. F. S. C., Lima, E. M., Campos, I. C. S., & Czernisz, E. C. S. (2019). Lei N. 13.415/2017: retrocessos e impossibilidades para a formação integral no Ensino Médio. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 147-159. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/26
Seção
Artigos