A educação em saúde sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez para estudantes do ensino médio: um relato de experiência

Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis. Educação em Saúde. Relato de Experiência.

Resumo

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) constituem um problema de saúde pública, que ocasionam grande multiplicidade de sintomas e manifestações clínicas, com maior incidência entre adolescentes e adultos jovens. Nesta conjuntura, ações de educação em saúde são justificadas a esse público, por meio de uma abordagem lúdica e linguagem adequada acerca da prevenção às ISTs, contribuindo para mitigação de riscos destas doenças e da gravidez precoce. Assim, o presente estudo objetivou descrever relatos de experiências acerca de educação sexual para estudantes de ensino médio. O estudo caracterizou-se como um descritivo do tipo relato de experiência, no qual foram utilizadas palestras audiovisuais, exibição de peças anatômicas, protótipos das bactérias e vírus causadores das ISTs, além da análise de percepção dos discentes sobre o conteúdo explanado. A partir das ações realizadas, verificou-se que o público jovem ainda apresenta conhecimento incipiente sobre a temática, de forma que a intervenção realizada permitiu maior conscientização e integração do público, de forma dinâmica e interativa com os materiais utilizados. Portanto, a realização da ação de educação em saúde possibilitou o incentivo à conscientização sobre as medidas de prevenção à ISTs e gravidez na adolescência.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.3533315 

Biografia do Autor

Dany Geraldo Kramer, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) | Professor adjunto da UFRN, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) - UFRN | Rio Grande do Norte, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8363044275404035  

Fraklin Learcton Bezerra Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) | Prefeitura Municipal de Equador /RN | Rio Grande do Norte, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4483535827542275

Emanuel Monteiro Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

c Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) | Rio Grande do Norte, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6258613760914820

Joana Sabino Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, FACISA | Rio Grande do Norte, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2137586171844690

Maria Josilene Leonardo Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) | Rio Grande do Norte, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2377639492345011

Vanessa Paloma Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) | Rio Grande do Norte, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0131032661905782

Vívian Rayane Morais Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), RN, Brasil

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) | Rio Grande do Norte, RN, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9172340877509756

Publicado
2019-11-08
Como Citar
Kramer, D. G., Oliveira, F. L. B., Brasil, E. M., Silva, J. S., Silva, M. J. L., Souza, V. P. O., & Almeida, V. R. M. (2019). A educação em saúde sobre infecções sexualmente transmissíveis e gravidez para estudantes do ensino médio: um relato de experiência. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 137-146. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/23
Seção
Artigos