Ensino Médio e(m) Tempo Integral: uma breve análise das políticas públicas para os jovens do século XXI

Palavras-chave: Educação em Tempo Integral. Políticas Públicas em Educação. Ensino Médio. Desigualdades Sociais.

Resumo

Este artigo propõe analisar as políticas públicas educacionais voltadas ao Ensino Médio com prioridade para aquelas políticas e legislações produzidas no início do século XXI. O texto aborda apenas algumas destas políticas em virtude da grande quantidade encontrada na literatura e na convicção da impossibilidade de abordar neste artigo a totalidade delas.  Acreditamos que as políticas educacionais brasileiras estão e são influenciadas pelas orientações dos organismos multilaterais e que as desigualdades sociais do Brasil são refletidas nas políticas educacionais sendo mantido no século XXI, o velho dualismo escolar.   A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo baseada na análise documental e pesquisa bibliográfica.

 

DOI: http://doi.org/10.5281/zenodo.2638369

Biografia do Autor

Elisangela Silva Bernado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ, Brasil

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) | Coordenadora do Mestrado em Educação/PPGEdu e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH), Departamento de Fundamentos da Educação | Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3451610767471671

Flávia Gonçalves Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), RJ, Brasil

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH | Gestora da rede pública do Estado do Rio de Janeiro | Rio de Janeiro, RJ, Brasil | Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5987681595427158

Publicado
2019-04-12
Como Citar
Bernado, E. S., & Silva, F. G. (2019). Ensino Médio e(m) Tempo Integral: uma breve análise das políticas públicas para os jovens do século XXI. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 2, 100-115. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/20
Seção
Artigos