A Biologia nas questões do Novo Enem: um estudo de alinhamento entre a Matriz de Referência e as edições de 2014 a 2019

Palavras-chave: Avaliação, Questões de Biologia, Ensino Médio, Profundidade do Conhecimento, Método de Webb

Resumo

O novo ENEM é um instrumento para avaliação de larga escala, mas concentra significativas situações de aprendizagem. Por isso, suas questões precisam apresentar profundidade diversificada e estar alinhadas com o material de orientação. Este trabalho buscou analisar o alinhamento entre a Matriz de Referência do novo ENEM e o contexto de suas questões de Biologia, presentes nas edições de 2014 a 2019. Para análise do alinhamento entre Matriz de Referência do novo ENEM e as questões aplicadas no exame, foram considerados os seguintes objetos: questões de Biologia, competências e habilidades da área Biologia presentes na Matriz de Referência. Esses objetos foram classificados utilizando o método de Webb, Nível de Profundidade do Conhecimento (DOK), em 4 esferas possíveis: Relembrar, Entender, Analisar e Avaliar. Dentre os resultados, constatou-se que as competências e habilidades presentes na Matriz de Referência indicaram um incentivo de resolução mais elaborado, como a prevalência do DOK Analisar e do DOK Avaliar em comparação às demais categorias. Porém, diante da análise das questões de Biologia, observou-se alto percentual em categorias menos complexas como o DOK Relembrar. Pode-se afirmar que as questões de Biologia do novo ENEM prevalecem abordagens que se baseiam na capacidade de memorização do estudante. Por isso, acreditamos na necessidade de mais itens com situações crítico-interpretativas, para o efetivo alinhamento com a Matriz de Referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeanderson Marcelino da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutorando pelo Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas, Centro de Biociências, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Recife, PE | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2278139697243889

Kleber Ribeiro Fidelis, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Mestrando no Programa de pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)| integrante do Laboratório de Bioquímica de Proteínas/Proteômica do Departamento de Bioquímica da UFPE | Recife, PE | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2413206173320592 

Meykson Alexandre da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutorando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Recife, PE | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0372968559339764  

Kênio Erithon Cavalcante Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | Professor adjunto II da Universidade Federal de Pernambuco | Recife, PE | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9502102935025700

Publicado
2022-05-12
Como Citar
Silva, J. M. da, Fidelis, K. R., da Silva, M. A., & Lima, K. E. C. (2022). A Biologia nas questões do Novo Enem: um estudo de alinhamento entre a Matriz de Referência e as edições de 2014 a 2019. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 1-17. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/153
Seção
Artigos - Publicação contínua