A Biologia nas questões do Novo Enem: um estudo de alinhamento entre a Matriz de Referência e as edições de 2014 a 2019
Resumo
O novo ENEM é um instrumento para avaliação de larga escala, mas concentra significativas situações de aprendizagem. Por isso, suas questões precisam apresentar profundidade diversificada e estar alinhadas com o material de orientação. Este trabalho buscou analisar o alinhamento entre a Matriz de Referência do novo ENEM e o contexto de suas questões de Biologia, presentes nas edições de 2014 a 2019. Para análise do alinhamento entre Matriz de Referência do novo ENEM e as questões aplicadas no exame, foram considerados os seguintes objetos: questões de Biologia, competências e habilidades da área Biologia presentes na Matriz de Referência. Esses objetos foram classificados utilizando o método de Webb, Nível de Profundidade do Conhecimento (DOK), em 4 esferas possíveis: Relembrar, Entender, Analisar e Avaliar. Dentre os resultados, constatou-se que as competências e habilidades presentes na Matriz de Referência indicaram um incentivo de resolução mais elaborado, como a prevalência do DOK Analisar e do DOK Avaliar em comparação às demais categorias. Porém, diante da análise das questões de Biologia, observou-se alto percentual em categorias menos complexas como o DOK Relembrar. Pode-se afirmar que as questões de Biologia do novo ENEM prevalecem abordagens que se baseiam na capacidade de memorização do estudante. Por isso, acreditamos na necessidade de mais itens com situações crítico-interpretativas, para o efetivo alinhamento com a Matriz de Referência.
Downloads
Copyright (c) 2022 Jeanderson Marcelino da Silva, Kleber Ribeiro Fidelis, Meykson Alexandre da Silva, Kênio Erithon Cavalcante Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.