Projeto “Aprender e ensinar com gêneros literários”: uma proposta sociointeracionista para o Ensino Modular na região Amazônica

Palavras-chave: Projeto. Língua Materna. Gêneros literários. SOME.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de observação participante a partir da aplicação de um projeto de incentivo à leitura e à produção textual de gêneros literários, numa abordagem sociointeracionista, retratando as vivências e as memórias dos alunos da rede estadual de ensino, na modalidade educação no campo da região amazônica, do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), domiciliados nas agrovilas de Capitão Poço, Garrafão do Norte e Nova Esperança do Piriá, todas pertencentes a região nordeste do Estado do Pará. Desse modo, destacam-se cinco eixos principais: 1. Verificar a sua execução em relação aos princípios metodológicos, 2. Identificar o contexto e os sujeitos da pesquisa, 3. Conhecer as etapas de aplicação do projeto, 4. Apresentar resultados e discussões sobre as atividades dos educandos, 5. Apontar possíveis contribuições pedagógicas para o ensino de Língua Materna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Joiciele Pinheiro da Silva, SEDUC - Secretaria de Estado de Educação - PA, Brasil

Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) / Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela UFPA | Professora AD4-SEDUC/PA | Capitão Poço, PA, Brasil | Lattes ID: http:// lattes.cnpq.br/6656874130422385

Fernanda Moreira de Lima, SEDUC - Secretaria de Estado de Educação - PA, Brasil

Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA) | Professora AD4-SEDUC/ PA | Capitão Poço, PA, Brasil | Lattes ID: http:// lattes.cnpq.br/1796410065115644c 

Paulo Cardoso Gomes Júnior, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Pará (UFPA) | Belém, PA, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1800829277084778

Publicado
2021-10-21
Como Citar
Silva, M. J. P. da, Lima, F. M. de, & Gomes Júnior, P. C. (2021). Projeto “Aprender e ensinar com gêneros literários”: uma proposta sociointeracionista para o Ensino Modular na região Amazônica. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 137-153. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/150
Seção
Artigos - Publicação contínua