Música na Educação Profissional e Tecnológica: questões e desafios para a educação musical no contexto da reforma do ensino médio

Palavras-chave: Educação Musical. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica. Reforma do Ensino Médio.

Resumo

Este artigo propõe-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, levantar as pesquisas em educação musical que tiveram os Institutos Federais como locus de investigação, levantando questões e desafios na organização do componente curricular música dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica, e contextualizar com novas questões apresentadas com a reforma do ensino médio. No levantamento da produção científica, notou-se que as pesquisas em educação musical na educação básica não têm explorado o ensino médio como espaço legítimo de inserção da música da mesma maneira que as etapas de ensino infantil e fundamental. Na segunda parte do artigo, faremos uma análise sobre possíveis impactos das mudanças da Lei nº 13.278, de 2016, no desenvolvimento do componente curricular Música dentro dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Sampaio Schiavi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Campus de Ariquemes), Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT | Professor de música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Campus de Ariquemes) | Ariquemes, Rondônia, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5797530122386071

Alexandre Santos de Oliveira, Instituto Federal de Sergipe (IFS), Brasil

Doutor em Design, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio | Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS, no cargo de Professor EBTT - Artes | Aracaju, Sergipe, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3526762006641727

Josélia Fontenele Batista, Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Brasil

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) | Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) | Rondônia, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4998358337644072

Ana Claudia Yamashiro Arantes, Faculdade Associadas de Ariquemes (FAAr), Brasil

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |Docente da Faculdade Associadas de Ariquemes (FAAr)| Ariquemes, Rondônia, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2181183340752599

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Schiavi, M. S., de Oliveira, A. S., Batista, J. F., & Yamashiro Arantes, A. (2022). Música na Educação Profissional e Tecnológica: questões e desafios para a educação musical no contexto da reforma do ensino médio. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 141-151. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/148
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"