Música na Educação Profissional e Tecnológica: questões e desafios para a educação musical no contexto da reforma do ensino médio
Resumo
Este artigo propõe-se, por meio de uma pesquisa bibliográfica, levantar as pesquisas em educação musical que tiveram os Institutos Federais como locus de investigação, levantando questões e desafios na organização do componente curricular música dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica, e contextualizar com novas questões apresentadas com a reforma do ensino médio. No levantamento da produção científica, notou-se que as pesquisas em educação musical na educação básica não têm explorado o ensino médio como espaço legítimo de inserção da música da mesma maneira que as etapas de ensino infantil e fundamental. Na segunda parte do artigo, faremos uma análise sobre possíveis impactos das mudanças da Lei nº 13.278, de 2016, no desenvolvimento do componente curricular Música dentro dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino médio integrado.
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Copyright (c) 2022 Manoel Sampaio Schiavi, Alexandre Santos de Oliveira, Josélia Fontenele Batista; Ana Claudia Yamashiro Arantes

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