Representações sociais de Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório com alunos ingressantes no ensino médio integrado

  • Pablo Calegario Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9015-1432
  • Adilson Ribeiro de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2360-7556
Palavras-chave: Representações Sociais. Estudantes Ingressantes. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as representações sociais de alunos recém-ingressos do Ensino Médio Integrado acerca de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para dar conta de uma investida desse porte, amparamo-nos na fundamentação teórica da própria Educação Profissional e Tecnológica e também da Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici (1961). Nos procedimentos metodológicos, tomamos como unidade de análise as palavras evocadas pelos estudantes a partir do termo indutor “Educação Profissional e Tecnológica”. Para análise dos dados, empregamos o software Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations (EVOC), com abordagem quali-quantitativa de pesquisa. Os resultados sugerem que o núcleo da representação referente à EPT circulante entre os alunos ingressantes do Ensino Médio Integrado está ancorado na representação de EPT como possibilitadora de ascensão social.

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Biografia do Autor

Pablo Calegario, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco, Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus  Ouro Branco | Professor efetivo da rede de ensino estadual do Estado de Minas Gerais | Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5747596699761845

Adilson Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco, Brasil

Doutor em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas/2011) | Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco) | Ouro Branco, Minas Gerais, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6099402924907667

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Calegario, P., & de Oliveira, A. R. (2022). Representações sociais de Educação Profissional e Tecnológica: um estudo exploratório com alunos ingressantes no ensino médio integrado. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 119-129. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/146
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"