Divisão sexual do trabalho no Ensino Médio Integrado: a experiência de jovens mulheres no IFRS

  • Vanessa Soares de Castro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil https://orcid.org/0000-0001-9320-3605
  • Nathália Luísa Giraud Gasparini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil http://orcid.org/0000-0003-3666-0134
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, Divisão sexual do trabalho, Interseccionalidade.

Resumo

Este trabalho lança um olhar sobre as experiências de estudantes mulheres do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de uma instituição federal de educação a partir da perspectiva dos estudos feministas e de gênero, em especial das contribuições do feminismo interseccional, do feminismo marxista e do feminismo materialista, tendo como central o conceito de divisão sexual do trabalho. Busca-se apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa quali/quantitativa realizada com estudantes mulheres de dois campi da instituição entre 2020 e 2021, analisando as respostas fornecidas pelas participantes por meio de um formulário com questões sobre suas experiências no Ensino Médio integrado. Foi possível observar como as opressões de gênero, em intersecção com raça e classe, se apresentam na percepção das estudantes sobre sua formação, tomando formas diversas, mas apresentando padrões que demonstram a validade do conceito de divisão sexual do trabalho para o aprofundamento da compreensão sobre as práticas vigentes no cotidiano da educação profissional e tecnológica, especificamente no Ensino Médio Integrado.

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Biografia do Autor

Vanessa Soares de Castro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | Psicóloga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Ibirubá | Ibirubá, Rio Grande do Sul, Brasil Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9492092883391009

Nathália Luísa Giraud Gasparini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil

Mestrado em Estudos das Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Restinga | Restinga, Rio Grande do Sul, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7044806913567547

Publicado
2022-03-22
Como Citar
de Castro, V. S., & Gasparini, N. L. G. (2022). Divisão sexual do trabalho no Ensino Médio Integrado: a experiência de jovens mulheres no IFRS. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 72-83. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/143
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"