Dificuldades de aprendizagem no Ensino Médio Profissional: a formação docente como possibilidade de intervenção
Resumo
O presente artigo constitui-se no resultado de uma pesquisa realizada com professores do ensino médio profissional no ProfEPT- Campus Charqueadas. Apresentou como objetivos compreender como os professores efetivavam o direito à educação com alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, bem como conhecer as principais dificuldades encontradas no seu atendimento. Para coleta de dados utilizou-se um questionário e encontros formativos. Os dados apontaram a necessidade de formação continuada dos professores, devido à elevação da matrícula destes alunos no ensino médio e profissional. Porém a discussão sobre garantia de acesso à educação para este aluno é incipiente ao final da educação básica, assim, faz-se necessária uma nova proposta de formação dos professores, que considere a importância da garantia do direito à educação para o aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem. Contribuíram para a reflexão, entre outros, Vygotsky (1991), Rotta (2016), Tardif e Raymond (2000), Frigotto (2005), Paro (2014, 2018), Ramos (2005, 2008).
Downloads
Copyright (c) 2022 Rosilane Rocha, Maria Raquel Caetano

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.