O Estado da Arte sobre a Temática da Implementação e Efetivação do Currículo Integrado

Palavras-chave: Currículo Integrado. Educação Profissional. Ensino Médio Integrado

Resumo

Relata o estudo que tem como objetivo investigar o panorama recente de implementação e efetivação do currículo integrado nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT). Dentre os muitos desafios enfrentados na implementação de currículos integrados pode-se indicar os que envolvem aspectos pedagógicos e de gestão, condições materiais, hábitos culturalmente estabelecidos. A metodologia tem caráter qualitativo e constou de revisão bibliográfica e mapeamento de dissertações disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os dados produzidos demonstram que essas instituições estão em momentos bem diversos no que concerne à concepção de integração, a implementação de propostas de EMI e a efetivação do currículo integrado, apontando a relevância e necessidade de continuidade e aprofundamento de pesquisas na área. Também, apontam a importância de criar espaços para debate e desenvolver atividades formativas visando a concretização do currículo integrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Ligia Agnolin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil

Mestranda PPG em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - ProfEPT/IFRS | Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino - Proen do IFRS | Rio Grande do Sul, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/4143872384009687

Clarice Monteiro Escott, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) | Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) | Rio Grande do Sul, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2721902228133341

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Agnolin, S., & Escott, C. (2022). O Estado da Arte sobre a Temática da Implementação e Efetivação do Currículo Integrado. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 6-15. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/138
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"