O Estado da Arte sobre a Temática da Implementação e Efetivação do Currículo Integrado
Resumo
Relata o estudo que tem como objetivo investigar o panorama recente de implementação e efetivação do currículo integrado nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT). Dentre os muitos desafios enfrentados na implementação de currículos integrados pode-se indicar os que envolvem aspectos pedagógicos e de gestão, condições materiais, hábitos culturalmente estabelecidos. A metodologia tem caráter qualitativo e constou de revisão bibliográfica e mapeamento de dissertações disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os dados produzidos demonstram que essas instituições estão em momentos bem diversos no que concerne à concepção de integração, a implementação de propostas de EMI e a efetivação do currículo integrado, apontando a relevância e necessidade de continuidade e aprofundamento de pesquisas na área. Também, apontam a importância de criar espaços para debate e desenvolver atividades formativas visando a concretização do currículo integrado.
Downloads
Copyright (c) 2022 Sandra Ligia Agnolin, Clarice Monteiro Escott

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.