A trajetória do Ensino Médio Integrado no IFSP-Câmpus Catanduva a partir da análise de elementos do currículo

Palavras-chave: Ensino médio integrado, Instituto Federal, processo educacional, currículo

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar a trajetória dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio implantados no IFSP-Câmpus Catanduva. Para realização desta pesquisa, de abordagem qualitativa, foram utilizados dispositivos analíticos advindos da cartografia social. A principal referência teórica é Pierre Bourdieu e sua compreensão de que os indivíduos se apropriam de elementos da exterioridade e exteriorizam a interioridade num movimento incessante. Nessa perspectiva, autores como Gimeno Sacristán e Popkewitz contribuem com seus estudos mostrando as trocas que se realizam entre currículo e sujeitos. Ao longo do texto, são apresentados alguns resultados do processo educacional a partir de condições concretas de possibilidade, mostrando que a integração curricular entre ensino propedêutico e formação profissional ainda está em vias de se consolidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Suzana Tiggemann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP–Rio Claro) | Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | Catanduva, SP, Brasil

Romualdo Dias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Brasil

Doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | Professor aposentado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, São Paulo, Brasil / Líder do Grupo de Estudos "Tecnologias e Processos de Subjetivação", formalmente registrado no CNPq | SP, Brasil

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Tiggemann, I. S., & Dias, R. (2022). A trajetória do Ensino Médio Integrado no IFSP-Câmpus Catanduva a partir da análise de elementos do currículo. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 38-49. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/137
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"