O trabalho do Núcleo Docente Pedagógico no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia

  • Alessandra Nitschke Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil
  • Reginaldo Leandro Plácido Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil
  • Shyrlei Karyna Jagielski Benkendorf Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4485-3051
Palavras-chave: Núcleo Docente Básico, Ensino Médio Integrado, Currículo, EPT

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal Catarinense, que busca investigar se e como o Núcleo Docente Básico (NDB) utiliza as informações sobre egressos nos processos de avaliação, acompanhamento e reformulação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Neste sentido o objetivo geral deste artigo é compreender a atuação do NDB nos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI). Trata-se de pesquisa qualitativa que se utilizou de entrevista semiestruturada, pesquisa documental e bibliográfica para a obtenção dos dados. Os resultados mostram que os NDBs são estruturas importantes para pensar e discutir os rumos dos cursos de EMI, desde a aprovação de planos de ensino dos docentes até a construção dos projetos pedagógicos dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Nitschke, Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT-IFC) | Assistente em Administração do Instituto Federal Catarinense | Santa Catarina, Brasil

Reginaldo Leandro Plácido, Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba com doutoramento intercalar em História da Educação pela Universidade de Lisboa | Professor EBTT do Instituto Federal Catarinense | Santa Catarina, Brasil

Shyrlei Karyna Jagielski Benkendorf, Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Catarinense (IFC Polo Blumenau) | Bibliotecária do Instituto Federal Catarinense | Santa Catarina, Brasil

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Nitschke, A., Plácido, R. L., & Benkendorf, S. K. J. (2022). O trabalho do Núcleo Docente Pedagógico no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 50-60. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/134
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"