Projeto Pedagógico de um Curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
Análise da Concepção Política de Ensino Médio Integrado
Resumo
Neste estudo parte-se do objetivo de analisar as concepções de currículo integrado e de ensino médio integrado a partir de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Realizou-se análise documental sobre o Ensino Médio Integrado, incluindo as legislações, pareceres, resoluções e diretrizes curriculares que envolvem o tema do Ensino Médio Integrado, a partir do olhar crítico de pesquisadores da área. Desse modo, foi possível compreender as relações de trabalho e educação, bem como a importância da criação das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na efetivação das propostas de ensino médio integrado. Consideramos que houve avanço significativo na educação profissional técnica de nível médio, porém salientamos que ainda precisa-se de mais políticas públicas efetivas para que sejam mantidas e melhoradas as propostas de ensino médio integrado a cursos técnicos.
Downloads
Copyright (c) 2022 Andressa Vargas de Souza, Rúbia Emmel

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.