Projeto Pedagógico de um Curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

Análise da Concepção Política de Ensino Médio Integrado

Palavras-chave: Educação, Trabalho, Legislações, Análise Documental

Resumo

Neste estudo parte-se do objetivo de analisar as concepções de currículo integrado e de ensino médio integrado a partir de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Realizou-se análise documental sobre o Ensino Médio Integrado, incluindo as legislações, pareceres, resoluções e diretrizes curriculares que envolvem o tema do Ensino Médio Integrado, a partir do olhar crítico de pesquisadores da área. Desse modo, foi possível compreender as relações de trabalho e educação, bem como a importância da criação das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na efetivação das propostas de ensino médio integrado. Consideramos que houve avanço significativo na educação profissional técnica de nível médio, porém salientamos que ainda precisa-se de mais políticas públicas efetivas para que sejam mantidas e melhoradas as propostas de ensino médio integrado a cursos técnicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Vargas de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo, Brasil

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo | Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo | Cerro Largo, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/1555197093676570

Rúbia Emmel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa, Brasil

Doutora em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI | Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa | Rio Grande do Sul, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0571152072006961

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Vargas de Souza, A., & Emmel, R. (2022). Projeto Pedagógico de um Curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 29-37. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/133
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"