O processo de pesquisa de um relatório diagnóstico sobre o Ensino Médio Integrado na ótica dos estudantes
Resumo
O presente artigo apresenta pesquisa realizada no mestrado do ProfEPT IFSul no Campus Charqueadas na qual buscou-se identificar como os estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Administração e Informática do IFRS Campus Osório compreendem a proposta formativa do Ensino Médio Integrado, considerando os princípios que o orientam. A fundamentação teórica amparou-se em autores que analisam a relação trabalho e educação, nos sentidos histórico e ontológico, como Acácia Kuenzer, Dermeval Saviani, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Gaudêncio Frigotto, entre outros. O percurso metodológico consistiu de análise de documentos relativos à Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da aplicação de um questionário escala do tipo Likert aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados. O processo de pesquisa resultou no produto educacional denominado Relatório Diagnóstico do EMI do Campus Osório, cuja validação o sugere como uma estratégia de fortalecimento desta proposta educacional, no sentido de subsidiar e legitimar as práticas que envolvem sua materialização.
Downloads
Copyright (c) 2022 Eloise Bocchese Garcez, Luciana Neves Loponte

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.