O processo de pesquisa de um relatório diagnóstico sobre o Ensino Médio Integrado na ótica dos estudantes

  • Eloise Bocchese Garcez Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil
  • Luciana Neves Loponte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Brasil https://orcid.org/0000-0003-4056-1868
Palavras-chave: EMI. Estudantes. Relatório Diagnóstico

Resumo

O presente artigo apresenta pesquisa realizada no mestrado do ProfEPT IFSul no Campus Charqueadas na qual buscou-se identificar como os estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Administração e Informática do IFRS Campus Osório compreendem a proposta formativa do Ensino Médio Integrado, considerando os princípios que o orientam. A fundamentação teórica amparou-se em autores que analisam a relação trabalho e educação, nos sentidos histórico e ontológico, como Acácia Kuenzer, Dermeval Saviani, Maria Ciavatta, Marise Ramos, Gaudêncio Frigotto, entre outros. O percurso metodológico consistiu de análise de documentos relativos à Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da aplicação de um questionário escala do tipo Likert aos estudantes dos cursos Técnicos Integrados. O processo de pesquisa resultou no produto educacional denominado Relatório Diagnóstico do EMI do Campus Osório, cuja validação o sugere como uma estratégia de fortalecimento desta proposta educacional, no sentido de subsidiar e legitimar as práticas que envolvem sua materialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloise Bocchese Garcez, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense | Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | Rio Grande do Sul, Brasil

Luciana Neves Loponte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), Brasil

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense | Pelotas, Brasil

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Garcez, E. B., & Loponte, L. N. (2022). O processo de pesquisa de um relatório diagnóstico sobre o Ensino Médio Integrado na ótica dos estudantes. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 96-104. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/131
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"