"Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica": uma leitura a partir das propostas presentes na Reforma do Ensino Médio
Resumo
A reforma do ensino médio compreende uma série de mudanças e propostas que se articulam a partir da Lei n. 13.415/2017 e que visam dar a este nível de ensino uma maior flexibilidade. No presente artigo será analisado o material produzido pelo INEP intitulado “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, cuja finalidade mais geral é subsidiar ações dedicadas à construção de uma avaliação em larga escala da Educação Profissional e Tecnológica. De tal forma, o objetivo aqui é abordar o material publicado pelo INEP, tendo por referência uma leitura crítica das propostas contidas na reforma do ensino médio. O estudo é desenvolvido a partir de breve revisão bibliográfica sobre o tema e posterior análise do material. A leitura crítica da reforma do ensino médio assenta-se em referenciais e discussões que apontam as mudanças produzidas no ensino médio com vistas ao ajustamento do processo formativo ao processo produtivo. Como implicação, a organização da escola e do currículo não se dá a partir critérios que buscam a autonomia do indivíduo e sua formação integral, mas de parâmetros de eficiência e produtividade definidos pelo processo produtivo. A análise empreendida evidencia que o material produzido pelo INEP se alinha aos pressupostos presentes na reforma, entendendo-a como uma forma de valorização da educação profissional, especificamente a de nível médio.
Downloads
Copyright (c) 2022 Alessandro Eziquiel Paixão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho, concedendo os direitos de primeira publicação para esta revista.
2. O trabalho publicado é licenciado sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0), o que permite que autores e leitores compartilhem e adaptem o conteúdo, desde que cumpram os seguintes critérios: indicar o crédito ao(s) autor(es) original(ais) e às partes responsáveis pela atribuição (Revista Brasileira do Ensino Médio).
3. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (por exemplo: depositar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
4. Os autores possuem permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.