"Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica": uma leitura a partir das propostas presentes na Reforma do Ensino Médio

Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica, Reforma do ensino médio, Avaliação

Resumo

A reforma do ensino médio compreende uma série de mudanças e propostas que se articulam a partir da Lei n. 13.415/2017 e que visam dar a este nível de ensino uma maior flexibilidade. No presente artigo será analisado o material produzido pelo INEP intitulado “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, cuja finalidade mais geral é subsidiar ações dedicadas à construção de uma avaliação em larga escala da Educação Profissional e Tecnológica. De tal forma, o objetivo aqui é abordar o material publicado pelo INEP, tendo por referência uma leitura crítica das propostas contidas na reforma do ensino médio. O estudo é desenvolvido a partir de breve revisão bibliográfica sobre o tema e posterior análise do material. A leitura crítica da reforma do ensino médio assenta-se em referenciais e discussões que apontam as mudanças produzidas no ensino médio com vistas ao ajustamento do processo formativo ao processo produtivo. Como implicação, a organização da escola e do currículo não se dá a partir critérios que buscam a autonomia do indivíduo e sua formação integral, mas de parâmetros de eficiência e produtividade definidos pelo processo produtivo. A análise empreendida evidencia que o material produzido pelo INEP se alinha aos pressupostos presentes na reforma, entendendo-a como uma forma de valorização da educação profissional, especificamente a de nível médio.

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Biografia do Autor

Alessandro Eziquiel Paixão, Instituto Federal Catarinense/Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná | Professor do Instituto Federal Catarinense/Universidade Federal do Paraná | Paraná, Brasil | Lattes ID:  http://lattes.cnpq.br/7910036078074237

Publicado
2022-03-22
Como Citar
Paixão, A. E. (2022). "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica": uma leitura a partir das propostas presentes na Reforma do Ensino Médio. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 5, 16-28. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/128
Seção
Artigos - Dossiê: "Ensino Médio Integrado em perspetiva"