O Programa de Auxílios Estudantis do IFC na percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado

Palavras-chave: Assistência estudantil. Educação profissional e tecnológica. Ensino Médio Integrado. Política educacional.

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo o Programa de Auxílios Estudantis (PAE) do Instituto Federal Catarinense (IFC), programa que faz parte de uma política educacional inserida no contexto de um país com grandes desigualdades sociais e de dualidade estrutural. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a compreensão que os estudantes do ensino médio integrado (EMI), dos 15 campi do IFC, possuem em relação aos limites e possibilidades desse programa, focando em aspectos relativos ao acesso às informações sobre a política de assistência estudantil. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário online, com estudantes do EMI atendidos do PAE dos 15 campi do IFC. A maioria dos estudantes realizam atividades em período integral na instituição, tornando ainda mais necessário a existência de auxílios como o PAE, pois além de terem gastos extras, como de alimentação e transporte, não podem trabalhar para auxiliar financeiramente suas famílias. Como resultados da pesquisa, observou-se que os estudantes entendem o PAE como um direito, apesar de não conhecerem a história da assistência estudantil no Brasil. De modo geral, apresentam uma visão positiva sobre o programa, pois para a maioria dos participantes ele melhorou a sua qualidade de vida; possuem acesso às informações de forma satisfatória, apesar de alguns apontamentos sobre falta de comunicação, principalmente no primeiro ano do EMI; também houveram relatos de dificuldades em relação à compreensão do edital.

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Biografia do Autor

Daniela Thomas Rauber, Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil

Mestranda em Educação pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) / Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Blumenau | Assistente em administração do IFC – Reitoria | Santa Catarina, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/0484725896597394

Viviane Grimm, Instituto Federal Catarinense (IFC), Brasil

Doutora em Educação pela  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) | Professora efetiva do Instituto Federal Catarinense (IFC) / Pesquisadora do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina e do grupo de pesquisa Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica | Santa Catarina, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2558624064834423

Publicado
2021-08-27
Como Citar
Rauber, D. T., & Grimm, V. (2021). O Programa de Auxílios Estudantis do IFC na percepção dos estudantes do Ensino Médio Integrado. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 46-63. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/125
Seção
Artigos - Dossiê especial: "Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina"