A reforma do ensino médio em escolas de assentamentos em Santa Catarina: contexto, estranhamentos e ressignificações

Palavras-chave: Ensino Médio, Reforma Empresarial da Educação, Escolas do Campo, Ciclo de Políticas

Resumo

O presente artigo analisa os primeiros passos de implantação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, buscando ressaltar estranhamentos e ressignificações no âmbito de escolas de assentamentos, cujas experiências pedagógicas estão ancoradas nos pressupostos da pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Metodologicamente, buscou-se subsídios na abordagem do Ciclo de Políticas, na análise de conteúdos de documentos oficiais selecionados e de registros no ciberespaço, assim como na pesquisa narrativa. Argumentamos que, no referido estado, tem se constituído um território-rede de influência-empreendimentos acerca da reforma supramencionada, composto por parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e filantrópica. Está em curso um processo de redesenho da oferta deste nível de ensino, o que engloba flexibilização curricular, mergulho na pedagogia das competências, protagonismo das juventudes, oferta de ensino a distância, possibilidade de parcerias e formação voltada para o desenvolvimento de projetos de vida. No entanto, apontaremos que não se trata de um processo marcado por alinhamento perfeito, uma vez que escolas de assentamentos da reforma agrária têm atuado em defesa de seus legados pedagógicos.  

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Biografia do Autor

Willian Simões, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)| Professor dos Cursos de Graduação [Licenciatura] e Pós-Graduação [Mestrado] em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) / Membro do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação | Cidade, País | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6052428532666504

Edilaine Aparecida Vieira, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) | Professora da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, Escola de Ensino Médio Paulo Freire | Santa Catarina, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/6618395673193179

Juliano André Deotti da Silva, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, Brasil

Mestre em Educação, pela UNIOESTE-PR | Supervisor escolar da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, na Escola de Educação Básica Alberico Azevedo / Membro do Grupo de Pesquisa Espaço, Tempo e Educação | Santa Catarina, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/8602678292701097 

Agnaldo Cordeiro, Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) | Professor da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, na Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio | | Santa Catarina, Brasil | Lattes ID:   http://lattes.cnpq.br/0717431100216481

Publicado
2021-08-27
Como Citar
Simões, W., Vieira, E. A., Silva, J. A. D. da, & Cordeiro, A. (2021). A reforma do ensino médio em escolas de assentamentos em Santa Catarina: contexto, estranhamentos e ressignificações. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 64-85. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/121
Seção
Artigos - Dossiê especial: "Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina"