Ensino da relatividade restrita: uma proposta para alunos com desordem do processamento auditivo

Palavras-chave: Ensino de Física; Relatividade Restrita; Desordem do Processamento Auditivo.

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo apresentar uma nova proposta para o ensino do conteúdo de relatividade restrita com foco em indivíduos com Desordem do Processamento Auditivo (DPA). A primeira parte deste trabalho consistiu na construção mecânica de um trem a partir do processo de laminação manual de materiais compósitos que, por sua vez, possibilitou a simulação de conceitos de dilatação temporal e de contração das distâncias. Na sequência foi empregada a metodologia da gamificação através da elaboração de um “quebra-cabeça” confeccionado a partir das variáveis associadas à relatividade restrita. Ao final, foi aplicado um questionário em caráter qualitativo. Após a realização destas etapas foram observadas mudanças significativas nas concepções de tempo e de espaço por parte dos alunos com DPA comparado ao levantamento diagnóstico inicial. Foi ainda percebido que a criação de conexões entre a utilização do software, desenvolvimento manual e artesanal podem favorecer o aprendizado significativo da relatividade restrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Aparecida Pereira, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Brasil

Mestre pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) | Professora de Física e Matemática da escola SESI de Jacareí | Jacareí, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/2023927720034472

Thyago Santos Braga, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Brasil

Doutorando pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na área de Projeto Aeronáutico, Estruturas e Sistemas Aeroespaciais (Eng.Aeronáutica e Mecânica) | ITA | São José dos Campos, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/3805472243904168

Publicado
2021-08-20
Como Citar
Pereira, M. A., & Braga, T. S. (2021). Ensino da relatividade restrita: uma proposta para alunos com desordem do processamento auditivo. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 101-114. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/107
Seção
Artigos - Publicação contínua