Experimentando a Biologia: uma proposta de aula prática sobre a atividade enzimática da catalase

Palavras-chave: Aula experimental, Bioquímica, Catalase, Enzima

Resumo

Na atualidade, o mundo têm passado momentos de grandes transformações, o que dispõe o processo de ensino uma atividade em constante evolução e aperfeiçoamento. Sabendo disso, o professor necessita buscar constantemente novas abordagens de ensino para facilitar a aprendizagem dos alunos, e uma delas é o uso de aulas práticas experimentais. Dentro da Biologia, mais precisamente a área de Bioquímica detém uma gama de processos e termos complexos que devem ser muito bem contextualizados pelos alunos, assim, aulas baseadas no modelo meramente tradicionais podem desmotivar os discentes. Para vencermos tais obstáculos, o objetivo deste trabalho é a proposta de uma aula prática utilizando-se materiais caseiros e de baixo custo para facilitar o ensino da atividade enzimática da catalase em alimentos do cotidiano na disciplina de Biologia aos alunos do ensino médio. Assim, com essa atividade experimental, os alunos poderão formular hipóteses e compreender de maneira prática, o que foi abordado nas aulas teóricas de biologia. Dessa maneira, essa atividade experimental se desponta como de grande impacto no processo norteador do ensino e da aprendizagem, pois pode estimular os alunos a formularem e responderem hipóteses, facilitando a aprendizagem do tema proposto, além de despertar o lado da experimentação científica dos discentes, área de grande importância no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Maretti Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos, SP, Brasil

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos - (UFSCar) | UFSCar | São Carlos, SP, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/7622375381774518

Publicado
2021-07-21
Como Citar
Gonçalves, T. M. (2021). Experimentando a Biologia: uma proposta de aula prática sobre a atividade enzimática da catalase. REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 92-100. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/104
Seção
Artigos