Professores de sociologia do ensino médio do Nordeste: cenários de adequação docente a partir dos Censos Escolares (2013 e 2019)

Palavras-chave: Professores. Sociologia. Ensino Médio. Nordeste. Censo Escolar.

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a adequação para a docência de professores e professoras de Sociologia do Ensino Médio, no Nordeste, com base nos microdados dos Censos Escolares (2013 e 2019) produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em primeiro lugar, apresenta-se a estrutura etária desses profissionais por sexo. Em seguida, a distribuição das escolas com turmas de Sociologia, segundo o tipo de dependência administrativa. Na sequência, a distribuição do tipo de contrato profissional segundo o sexo do docente. Posteriormente, desenha-se o panorama de adequação de formação de professores por unidade federativa da região. A seguir, correlaciona-se essa forma de adequação em função do tipo de contrato de trabalho. Por último, criou-se um cartograma e uma tabela sobre a região Nordeste, a partir dos quais visualizamos as diferenças intrarregionais no que diz respeito à adequação desses profissionais para o ensino de Sociologia. Tomando-se como parâmetros a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional da Educação 2014-2024, conclui-se que a maioria dos professores de Sociologia do Nordeste não tem formação superior compatível com a área de conhecimento, numa distribuição regional discrepante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Fusco, Fundação Joaquim Nabuco, PE, Brasil

Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco | Recife, Brasil / Investigador colaborador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa | Lisboa, Portugal | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5785590497886670

Alexandre Zarias, Fundação Joaquim Nabuco, PE, Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) | Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco | Recife, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5482409611323174

Darcilene Cláudio Gomes, Fundação Joaquim Nabuco, PE, Brasil

Doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) | Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco | Recife, Brasil | Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/9776555032114922

Publicado
2021-06-04
Como Citar
Fusco, W., Zarias, A., & Gomes, D. C. (2021). Professores de sociologia do ensino médio do Nordeste: cenários de adequação docente a partir dos Censos Escolares (2013 e 2019). REVISTA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO, 4, 66-77. Recuperado de http://phprbraem.com.br/ojs/index.php/RBRAEM/article/view/103
Seção
Artigos